menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

LNET! desvenda queda do Botafogo: falta chutar em gol

Rafinha (Foto: Divulgação/Site Oficial do Coritiba)
imagem cameraRafinha (Foto: Divulgação/Site Oficial do Coritiba)
Dia 28/10/2015
05:50

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nos últimos sete jogos, apenas uma vitória. O Botafogo junta os cacos e tenta encontrar uma explicação para uma campanha que até bem pouco tempo era digna de aplausos. Em busca de uma resposta, o LANCENET! fez um levantamento importante na tentativa de elucidar o que vem acontecendo com a fase atual do Alvinegro.

Depois de figurar entre os primeiros, a equipe simplesmente parou nas últimas semanas. A quarta derrota consecutiva no Brasileiro – contra o Inter – evidenciou um problema que pode justificar o motivo pelo qual as coisas desandaram em General Severiano. A falta de pontaria é apontada como um grande complicador do Botafogo no momento.

De acordo com o Footstats, os chutes certeiros caíram consideravelmente. Na melhor fase do campeonato, o time tinha uma média de 7,8 finalizações por jogo, entre o fim do primeiro turno e início do segundo. Na ocasião, foram seis vitórias e uma derrota, exatamente o oposto do que vem ocorrendo ultimamente. A sequência, agora, é de seis derrotas e apenas uma vitória, com uma média de 4,8 finalizações por partida.

– Ficou mais difícil. A gente tinha tudo para conseguir duas vitórias aqui em casa. Ficou um pouco mais difícil. A bola não entra mais como entrava antes. A gente faz de tudo. Já o adversário, num lance qualquer, vai e faz o gol – afirmou Antônio Carlos.

Na mesma linha do zagueiro, Flavio Tenius tenta encontrar resposta para o momento do time. Na visão do técnico interino, fatores extracampo não vêm atrapalhando. O que falta é um cuidado maior dos adversários.
– Eles começaram a estudar mais o nosso time. A bola passou a não entrar mais. Difícil falar. Os salários estão em dia. É uma análise difícil de fazer – afirmou Flavio.

De fato, as redes têm sido inimigas. O resultado na diminuição das finalizações reflete diretamente na classificação alvinegra. Os cinco gols marcados contra 12 sofridos, nos últimos sete jogos, deixaram o time fora do grupo dos que vão à Copa Libertadores. O resultado do retrospecto ilustra a fase do Botafogo, com 5,5 finalizações certas/jogo, apenas a décima quarta melhor média do campeonato. O quesito é liderado pelo Fluminense, com um desempenho de 6,3 finalizações por partida.

Retrospecto piora dentro da área

O Botafogo é o time que mais perde gol dentro da área neste Brasileiro. Segundo o Footstats, o time finalizou 165 vezes de forma errada, mais perto do gol, dando uma média de 4,58/jogo. É mais um fator significativo que ajuda a ilustrar a atual fase alvinegra.

Como contraponto, nas finalizações certeiras na área, o desempenho é apenas razoável. O Botafogo ocupa apenas o oitavo lugar, com 3,27/jogo. O Fluminense tem o melhor retrospecto: 4,02/jogo, o que também pode explicar o ótimo momento vivido pelo rival, ainda sonhando com o título.

O que antes era uma arma, passou a jogar contra o Alvinegro. Líder nas finalizações do time, Elkeson era o que mais arriscava chutes de meia distância, outro aspecto que fez do time um dos piores do campeonato.

– Erramos bastante. Não adianta falar, pois o momento é complicado. Não podemos desanimar, pelo que fizemos durante todo o campeonato – afirmou o meia.

O aproveitamento em chutes de fora da área é bem perto do rebaixado Avaí, último no quesito. A média alvinegra é de 1,7/jogo e o  Avaí tem 1,58. O Grêmio lidera, com 2,69.

  • Matéria
  • Mais Notícias