Liderança deixa torcedores do Levante em êxtase

- Matéria
- Mais Notícias
O momento mágico vivido pelo Levante, líder com méritos do Campeonato Espanhol, pode ser traduzido na frase do editor do diário "Superdeporte".
– A camisa é igual à do Barcelona, e o futebol do time é bem parecido – comparou Rafa Marín, um dos editores do jornal espanhol.
Pois é assim que se sente o torcedor do Levante, sonhando acordado com uma liderança que jamais havia sido alcançada em toda a História do clube.
Para se ter dimensão do feito, os jogadores levantinos foram recebidos no retorno a Valência como se o título espanhol já tivesse sido conquistado. A torcida lotou o Estádio Ciutat de Valencia às duas da manhã, para saudar os heróis que derrotaram o Villarreal por 3 a 0.
Mais comedidos, os jogadores sabem que a liderança é algo provisório e que o objetivo do clube continua sendo outro.
– Nosso projeto não passa por conquistar o título. O objetivo continua sendo se manter na Primeira Divisão. O campeonato tem apenas oito rodadas e acabou de começar – disse o goleiro Munúa.
Ao mesmo tempo, os atletas se dão o direito de ter a mesma empolgação da torcida, como demonstrado nas palavras do atacante Juanlo, autor de dois gols sobre o Villarreal.
– Comprei todos os jornais que havia na banca. É inacreditável ver o nome do Levante em primeiro – declarou o artilheiro.
Numa liga na qual Barcelona e Real Madrid são protagonistas, é difícil acreditar que a liderança permaneça por mais tempo nas mãos do Levante. Afinal, a diferença para o Barça, terceiro colocado, é de dois pontos. Mas é possível crer que a festa dos humildes de Valência continue por mais algumas rodadas em um dos campeonatos mais desiguais do planeta.
Manter os pés no chão
O Levante defenderá nesta quarta-feira a liderança do Espanhol, diante da Real Sociedad, em casa. Consciente do momento que vive sua equipe, o técnico Juan Ignacio Martínez, vê como principal desafio manter os pés no chão.
– Ser líder é algo muito grande. Temos que seguir trabalhando com os pés no chão, conscientes de que o caminho é longo – afirmou o treinador.
Com a palavra
Rafa Marín
Editor do 'Superdeporte' (ESP) e torcedor do Levante
A torcida do Levante sempre se acostumou em ser a menor de Valência. Portanto, o que estamos vivendo atualmente é algo histórico. Diria que é uma refundação do clube, que esteve a ponto de fechar há quatro anos.
O seu torcedor voltou a ter orgulho de sair com a camisa do clube nas ruas. As pessoas batem no peito e dizem que torcem pelo Levante. Isso é algo fantástico, e vale todo o esforço que foi feito para salvar o clube e vê-lo de volta à elite.
Por mais que sejamos apaixonados, sabemos que é impossível manter a liderança. Porém podemos nos manter na Primeira Divisão pela terceira temporada seguida, o que seria inédito em nossos 109 anos de história. Se conseguirmos esse objetivo, sonharemos com um lugar na Liga Europa.
Ficou na História
Fundação
O Levante foi fundado em Valência no dia 9 de setembro de 1909.
Estreia na elite
Debutou na Primeira Divisão espanhola na temporada 1963/64. Na estreia, empatou em 4 a 4 com o Espanyol, em Barcelona.
Melhor desempenho
Logo na temporada de estreia, terminou o Campeonato Espanhol em décimo. Foi sua melhor colocação na Primeira Divisão.
Goleada histórica
No dia 11 de outubro de 1964, o Levante goleou o Barcelona por 5 a 1, no antigo Estádio Luis Casanova, em Valência. Foi a maior goleada do clube em jogos pelo Campeonato Espanhol.
Amistoso com o Brasil
Em 16 de junho de 1976, para comemorar a volta à elite, o Levante fez amistoso contra a Seleção Brasileira Olímpica. O Brasil venceu por 3 a 0. Participaram do jogo o zagueiro Edinho, o lateral-esquerdo Junior e o volante Batista, entre outros.
- Matéria
- Mais Notícias















