LANCE!Net Explica: Entenda o porquê do nome Operação Durkheim

- Matéria
- Mais Notícias
Tradicionalmente, a Polícia Federal dá a suas operações de investigação nomes que se referem ao assunto investigado. No caso dessa ação na qual depôs o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, o nome dado foi Operação Durkheim, referindo-se ao intelectual francês Émile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, que escreveu o livro “O Suicídio”.
O título do livro faz alusão aos fatos que deram início à operação, em setembro de 2011, para apurar o suicídio de um agente federal em Campinas (SP), após ele ter acusado companheiros de vender informações sigilosas. A investigação apontou a possível utilização de informações sigilosas, obtidas em operações policiais, para extorquir políticos, suspeitos de envolvimento em fraudes em licitações.
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal, na França, em 1858, e faleceu em Paris em 1917. Ele escreveu o livro "O Suicídio" em 1897 tratando o assunto tido como psicológico como um fenômeno social, o que ajudou na criação da Sociologia. "Sua intenção era provar sua tese de que o suicídio é um fato social, forma de coerção exterior e independente do indivíduo, estabelecida em toda a sociedade e que, portanto, deve ser tratado como assunto sociológico", explica o site "www.webartigos.com".
- Matéria
- Mais Notícias