menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Julgamento de Abel Braga e Rafael Moura será terça-feira

Galeria Fluminense x Coritiba 9 (Foto: Paulo Sergio)
imagem cameraGaleria Fluminense x Coritiba 9 (Foto: Paulo Sergio)
Dia 28/10/2015
05:43

  • Matéria
  • Mais Notícias

 O técnico do Fluminense, Abel Braga, e os jogadores Rafael Moura e Souza serão julgados na próxima terça-feira, às 18h, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta dos episódios envolvendo os três durante o clássico contra o Flamengo, disputado no último domingo. Além deles, foram denunciados pelo STJD o meia Renato, do Fla, e o árbitro Felipe Gomes da Silva.

 O He-Man responderá pelo artigo 254-B (Cuspir em outrem), do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele corre o risco de ficar fora do resto do Brasileirão. Já o meia Souza, expulso durante o clássico, foi denunciado no artigo 254 (praticar jogada violenta), pela falta em Bottinelli e pode sofrer pena de uma a seis partidas de suspensão.

Com bases nas imagens do jogo, a Procuradoria observou uma cotovelada de Renato na boca de Rafael Moura, e acusou o jogador de deliberadamente acertar o adversário. Ele responderá no mesmo artigo que Souza.

Ainda segundo a Procuradoria, o árbitro do confronto, Felipe Gomes da Silva, agiu "de forma arbitrária e agindo com excesso e abuso de autoridade", dando empurrões em Rafael Moura. Esse episódio se enquadra no artigo 273 (praticar atos com excesso ou abuso de autoridade) do CBJD, e pode acarretar em multa de R$ 100 a R$ 1 mil, além de suspensão entre 15 e 180 dias.

O caso mais complicado é o do técnico Abel Braga. Ele responderá a três artigos diferentes: 258-C (dar ou transmitir instruções a atletas, durante a realização de partida, prova ou equivalente, em local proibido pelas regras ou regulamento da modalidade desportiva); 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código) e duas vezes ao 243-F §1º (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto).

As duas últimas denúncias são porque Abelão teria ofendido tanto o árbitro Felipe Gomes da Silva como o quarto árbitro do jogo. Somando todas as penas máximas, o treinador pode perder até 21 jogos pelo Fluminense. As informações são do site "Justiça Desportiva".

  • Matéria
  • Mais Notícias