José Maria Pena, o salvador de Valadares

- Matéria
- Mais Notícias
Ele já merece uma estátua! José Maria Pena foi o técnico que levou o Democrata de Governador Valadares ao vice-campeonato mineiro de 1991 (maior feito do clube), ao título do Módulo II de 2005 e às semifinais e ao título do interior de 2007. E, no último domingo, o treinador alcançou uma nova façanha pelo clube: evitar um descenso à Segundona, considerada favas contadas.
A Pantera precisava golear o Funorte, fora de casa, e ainda torcer por uma derrota do Ipatinga para permanecer na elite mineira. Mas o Democrata chegou à última rodada como a única equipe que ainda não tinha vencido uma partida sequer. E não foi que Zé Maria voltou a aprontar das suas ? A equipe goleou o Funorte por 5 a 2 e, com o revés do Ipatinga, que acabou rebaixado a exemplo da equipe de Montes Claros, permaneceu na elite.
– Aceitei o desafio devido ao respeito que eu tenho pelo clube e ao carinho que a torcida sempre teve quando eu estive aqui. Nunca fui xingado pelos torcedores do Democrata. Mas preciso confessar que foi mais difícil do que eu esperava – explicou o treinador ao LANCE!NET.
O feito teve ainda mais gosto para o treinador, já que, segundo Zé Maria, o fato de precisar lidar com a real possibilidade do descenso era
algo que o preocupava muito.
– Cheguei ao Democrata com a cara e a coragem. Vim sem conhecer o grupo e sabia que a minha responsabilidade era grande. Se o time caísse seria comigo e não devido aos resultados de antes. Mas, no fim, tudo valeu a pena. Foi uma satisfação maravilhosa ter mantido o nosso Democrata na Primeira Divisão doCampeonato Mineiro.
Ele foi a ‘única’ opção:
O Democrata ficou sem técnico após a demissão de Anthoni Santoro, que deixou o time com dois pontos em quatro rodadas. Quem chamar para salvar o Pantera? Edvaldo Soares, presidente do clube de Valadares, não teve dúvidas.
– Tinha opções como o Procópio Cardoso, Wellington Fajardo, Moacir Júnior, Flávio Lopes e o Zé. Mas nem pensei duas vezes. Liguei para ele na quinta e na sexta-feira o Zé Maria já estava em Valadares. Só discutimos os valores do contrato no dia da apresentação. Ele sempre será bem vindo – explicou ao LANCE!NET o mandatário do clube.
Os feitos de José ‘Pantera’ Maria Pena:
Vice-mineiro de 1991
José Maria levou o Democrata ao vice-campeonato mineiro de 91. Ter alcançado tal feito teve ainda mais destaque, já que foi a primeira vez desde 1964 que dois dos três clubes da capital (América, Atlético e Cruzeiro) não decidiram o título.
Módulo II do Mineiro
Após um período de descenso e crise financeira, a Pantera voltou a rugir e novamente sobe o comando de Zé Maria. O clube conquistou o título do Módulo II e retornou à elite do futebol mineiro.
Semifinais e título do interior de 2007
Zé Maria levou o Democrata às semifinais do Mineiro de 2007 e ao título de melhor equipe do interior mineiro pelo quinta vez.
Cinco vezes Zé Maria!
O técnico já comandou o clube de Valadares em cinco oportunidades: 91, 94, 2005, 2007 e agora em 2011.
Bate-bola com José Maria Pena, técnico do Democrata de Valdares:
LANCE!NET: O que foi decisivo para o triunfo diante do Funorte?
José Maria Pena: Conversei muito com os jogadores no intervalo e procurei tranquilizá-los. O resultado veio no segundo tempo, o melhor do Democrata em 2011.
L!NET: O fato do Edvaldo ser o presidente do Democrata lhe ajudou a aceitar esse desafio?3
José Maria Pena: Nos conhecemos desde 2005. Existe uma confiança muito grande na nossa relação. Tanto que nem quis saber os detalhes do contrato.
L!NET: Como o Democrata precisa se portar para não repetir os mesmos erros deste Estadual?
José Maria Pena: Planejar muito bem o que precisaremos fazer para que 2012 seja de conquistas. Sem dor.
- Matéria
- Mais Notícias