menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Jorge Santiago explica criação da Blackzilians: ‘Só negão e brasileiro’

Pesagem para o UFC Londres (Foto: Luis Fernando Coutinho)
imagem cameraPesagem para o UFC Londres (Foto: Luis Fernando Coutinho)
Dia 27/10/2015
13:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nascido no Rio de Janeiro e criado em Angra dos Reis, Jorge Santiago sempre teve a luta na sua vida. Pronto para encarar Gunnar Nelson no UFC Londres, que acontece neste sábado, o atleta foi ainda jovem morar nos Estados Unidos com Ricardo Libório, que viajava para fundar a American Top Team nos Estados Unidos. Passados os anos, o lutador se viu fazendo parte do nascimento de uma das maiores equipes do MMA mundial na atualidade. Há um ano e meio, ele participou do nascimento da Blackzilians, time formado em Boca Raton, na Flórida, que conta com nomes como Vitor Belfort, Rashad Evans e Alistair Overeem.

Durante entrevista com o Lancenet!, Jorge explicou como surgiu o nome da equipe. A ideia surgiu de Danilo Villefort, outro brasileiro que esteve no dia em que o nome do time foi inventado.

- Na época, tinha o Rashad, o Anthony Johnson e Michael Johnson treinando com a gente. Não tinha nenhum branquinho. Era tudo "café com leite" ou negão mesmo. Quando acabava o treino, fazíamos uma roda e gritávamos: "Champions". Mas, só tinha a gente mesmo. Era um ajudando o outro o tempo todo. Aí, um dia o Danilo Villefort falou: "Na boa, só tem brasileiro e negão aqui. Vamos chamar essa p... de Blackzilians" (risos). Todo mundo gostou e pegou - conta Santiago, sobre a equipe que tem um ano e meio desde sua criação.

O lutador revelou também que, por conta do nome, um dos assessores da academia teve medo de que a nomeação do time fosse entendida como um racismo por citar os negros.

-Quando vimos, o nome já estava na mídia. Não sei nem como. Os assessores da academia quiseram até mudar, pois achavam que era algo racista e poderia nos trazer problemas. Essa não era a intenção. Mas, não teve como tirar. Caiu no encanto das pessoas e todos gostaram - explicou o lutador.

Lutador fará reestreia no UFC

Jorge Santiago teve uma breve passagem pela maior organização de MMA do mundo no passado. Por conta de duas derrotas em duas lutas - uma para Brian Stann e outra para Demian Maia - o atleta foi cortado do evento. Antes um peso-médio, o carioca voltará ao show nos meio-médios e vai encarar Gunnar Nelson no UFC Londres deste sábado. Ao ser perguntado sobre a maior diferença do atleta que saiu da organização em outubro de 2011 para o que está voltando agora, o atleta respondeu que foram muitas mudanças:

- A maior diferença entre esses dois lutadores é que eu era o mais fraco da categoria dos médios. Agora, sou um dos mais fortes dos meio-médios. Isso me dá um conforto e uma segurança grande. Estou mais maduro agora - analisou.

Sobre o adversário da noite deste sábado, Jorge sabe muito bem o que esperar e afirma estar pronto para tudo. Faixa-preta de jiu-jitsu desde 2003, o brasileiro acha que a luta se desenrolará no chão.

- Sei que ele é um lutador de jiu-jitsu. Ele troca um pouco em pé e depois vai tentar me levar para o chão. Estou pronto - finalizou.

Confira um bate-papo com Jorge Santiago

Fala um pouco da sua paixão pelo MMA...

Desde pequeno, é a unica coisa que eu sei fazer. Tenho muito amor pelo que faço. Quando você acorda cedo e disposto para fazer o que ama, acho que não tem como pensar em desistir. Isso é o que me faz continuar.

Como você vê o crescimento da Blackzilians?

É muito legal. Era um lugarzinho pequeno, com seis pessoas treinando. Hoje em dia, é uma academia gigantesca. Todo mundo mandando e-mail querendo treinar com a gente. É muito gratificante.

Você já é um veterano no MMA, mas nunca lutou no Brasil. Tem essa vontade?

Com certeza. Tenho 30 lutas e nunca lutei no Brasil. Fui para fora do país cedo. Agora, vejo a dimensão do esporte no Brasil. Quero fazer parte disso também.

Deixa uma mensagem para os torcedores brasileiros...

Para quem ainda não me conhece, vai me conhecer neste sábado. Sou um meio-médio forte, disposto e com um grande potencial.

  • Matéria
  • Mais Notícias