menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Joel Parkinson brilha com duas notas dez no Oakley Pro Bali; Mineirinho cai

Dia 01/03/2016
00:01

  • Matéria
  • Mais Notícias

Mais um dia de tubos fantásticos para o Oakley Pro Bali nas direitas de 6 pés em Keramas, nesta quarta-feira, mas só pela manhã de novo como na terça-feira. O campeão mundial Joel Parkinson comandou o show na bateria perfeita com duas notas 10 na vitória sobre John John Florence por incríveis 20,00 a 19,20 pontos. Eles esgotaram os tubos de Keramas e os últimos duelos do dia foram decididos na modernidade e potência das manobras nas ondas. Kelly Slater ainda buscou os tubos e foi batido por C. J. Hobgood. E Adriano de Souza perdeu para Nat Young, que vingou a derrota sofrida na final do Rip Curl Pro Bells Beach na Austrália.

Adriano, o Mineirinho, não aproveitou as duas chances de classificação para as quartas de final e o Brasil saiu da disputa do título no ASP World Tour da Indonésia. Na primeira tentativa, não achou boas ondas e terminou em último no confronto vencido por Michel Bourez, que é o único invicto entre os oito surfistas que vão brigar pelo troféu de campeão da estreia do Oakley Pro Bali no WCT. O taitiano pegou vários tubos e somou notas 9,33 e 9,17 para vencer por 18,50 pontos. O havaiano Fredrick Patacchia ainda ganhou a maior nota - 9,80 - e ficou em segundo, indo para a repescagem junto com Mineirinho, que tirou 7,70 em sua melhor onda.

- É por isso que eu gosto tanto do meu trabalho. Ficar me divertindo surfando bons tubos e ainda ser pago por isso é muito bom. Eu comecei com uma boa pontuação na minha primeira onda, mas o Freddy (Patacchia) tirou um 9,8, então eu precisava conseguir um 9,8 também. Eu passei a seguir ele no mar porque queria ter certeza de que eu estava perto das boas ondas. Eu quero um bom resultado aqui e espero conseguir isso. Eu sei que vai ser difícil fazer as semifinais, mas já estou feliz por estar aqui pegando altas ondas - disse Michel Bourez.

Depois foi a vez do brasileiro perder com a maior nota da bateria na reedição da final do segundo desafio do ASP Tour 2013 em Bells Beach. Com seu backside agressivo, Nat Young começou bem com nota 8, mas Adriano chegou a liderar no início com as notas 5,00 e 6,67 das suas primeiras ondas. Foi só até o californiano pegar sua segunda onda e abrir 9,16 pontos de vantagem com nota 7,83. Em melhor sintonia com as séries, Young escolhe outra direita boa e dispara na frente com 8,93. Mineirinho ainda saiu da "combination" surfando a melhor onda da bateria, porém a nota 9,27 só veio nos últimos minutos e o placar ficou em 16,93 a 15,94 pontos.

Kelly Slater tinha acabado de ser eliminado também em um confronto sem tubos em Keramas contra C. J. Hobgood, que deixou o maior ídolo do esporte na pressão desde a nota 9 que conseguiu no início. Com a derrota de Slater em nono lugar no Oakley Pro Bali, o australiano Mick Fanning assumiu a ponta do ranking com a vitória sobre o havaiano Fredrick Patacchia no duelo que encerrou a quarta-feira na Indonésia. O bicampeão mundial fecha a primeira metade da temporada 2013 na liderança do ASP World Tour com a conquista da última vaga para as quartas de final em Bali.

A primeira bateria será entre o nota 20 Joel Parkinson e Taj Burrow, que precisam de vitórias no WCT para encostar nos líderes da corrida do título mundial. Na segunda, enfrentam-se os dois surfistas que derrotaram Kelly Slater na quarta-feira, Josh Kerr e C. J. Hobgood. Na chave de baixo, que aponta o segundo finalista, tem Nat Young contra Julian Wilson e Mick Fanning disputando a última vaga para as semifinais com o único invicto do Oakley Pro Bali, Michel Bourez.

Pelo que já fez nos tubos de Keramas, Joel Parkinson pode ser apontado como o grande favorito ao título na Indonésia. Ele disputou o primeiro confronto do dia e liderava até os últimos segundos, quando Taj Burrow pegou um tubaço para ser o primeiro a passar direto para as quartas de final. Parko teve que competir de novo e fez a melhor bateria do campeonato na abertura da repescagem com John John Florence. O havaiano foi quem ganhou a primeira nota 10 em Bali com um aéreo gigante que acertou na primeira fase.

Mas, ele foi batido junto com Kelly Slater pelo australiano Josh Kerr, que pegou tubos incríveis e confirmou a vitória também com uma nota máxima em Keramas, a primeira da sua carreira no WCT. E foi passando por dentro dos canudos em duas ondas seguidas que Joel Parkinson conseguiu fechar uma bateria perfeita em Bali. E precisava ser assim, com duas notas 10, para superar John John Florence. O havaiano também pegou ótimos tubos e totalizou 19,20 pontos com a soma do 9,73 e 9,47 que recebeu nos dois melhores que surfou neste duelo que reeditou a final do Billabong Rio Pro do ano passado. Agora, Parko vingou a derrota no Rio de Janeiro com 20 pontos de 20 possíveis.

- Há muitos anos tenho vindo aqui surfar em Keramas. Já peguei altas ondas aqui, mas nunca com a frequência de tubos perfeitos que tivemos nessa bateria. Essa é a magia deste lugar, os tubos são incríveis quando o mar fica assim, com séries de 6-8 pés entrando na bancada. Foram tantas ondas boas que jogamos fora várias notas 9, mas o John John (Florence) tem muitos recursos e é sempre difícil de bater. É incrível o que esse garoto pode fazer e ele nunca desiste, botando pressão na bateria o tempo todo, mas estou muito feliz pelo feito que consegui porque não é fácil tirar duas notas 10 numa bateria - contou Parkinson.

O Oakley Pro Bali tem prazo até sábado para ser encerrado em Keramas, mas deve terminar nesta quinta-feira para aproveitar este swell que entrou na terça-feira e se manteve com séries de 6 pés abrindo bons tubos na bancada de Keramas na quarta-feira. A primeira chamada para as quartas de final foi marcada para as 6h30 na Indonésia.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias