menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Janela europeia vira principal rival do Santos no Brasileiro

Torcedor que invadiu o campo, Vasco x Avaí (Foto: Cleber Mendes)
imagem cameraTorcedor que invadiu o campo, Vasco x Avaí (Foto: Cleber Mendes)
Dia 28/10/2015
05:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Santos chega embaladíssimo para o Campeonato Brasileiro, mas o grande desafio é manter essa empolgação até o final do ano. Para atingir essa meta, o título da Copa Santander Libertadores pode ter fundamental importância.

A equipe alvinegra, assim como no primeiro semestre de 2010, é apontada por muitos como a melhor do Brasil. Mas para manter o status até o fim do ano, terá de segurar na Vila os craques Neymar e Ganso, que voltarão a ser alvos do mercado europeu na janela de transferências de agosto.

Foi esse o principal adversário do Santos no ano passado. Robinho, cujo contrato chegou ao fim, saiu junto com Wesley e André, negociados. Ganso acabou se machucando e desfalcou o Peixe por quatro meses. Assim, acabou só na modesta oitava posição.

Mesmo antes do campeonato começar, o Peixe já tem problemas com o mercado da bola. Maikon Leite e Zé Eduardo já estão de saída no fim de junho, para Palmeiras e Genoa (ITA), respectivamente. Keirrison, cujo empréstimo se encerra no mesmo mês, também deixará a Vila. Os reforços, até agora, não empolgam. Só chegaram o atacante Richelly, ex-Santo André, e o meia Roger, ex-Oeste.

PONTO FORTE
Tem um ataque rápido e meias criativos. Neymar, em excelente fase, é bem armado por Elano, Ganso e até Danilo, quando chega de trás. Fica difícil de marcar o Santos, pois vários jogadores têm bom passe.

PONTO FRACO
Banco de reservas. Quando perde jogador por lesão ou suspensão, Muricy Ramalho tem poucas opções de reposição. Este problema fica mais explícito no ataque, já que Keirrison não vive grande fase.

CARÊNCIAS
O Santos precisa ao menos de dois atacantes para as saídas de Zé Eduardo, Maikon Leite e Keirrison. Três seria o ideal. Com a possível saída de Ganso, um meia de respeito seria bem-vindo na Vila Belmiro. Pode precisar de zagueiro e volante para servir de opção no banco de reservas.

ASTRO DO TIME
Neymar vai ser o grande alvo do mercado europeu no meio do ano, mas se o Santos conseguir segurar será um dos grandes favoritos ao título. Jogador rápido e de drible fácil, dificilmente é marcado pelos zagueiros, a não ser na base da falta. Tinha fama de "cai-cai", mas amadureceu e parou de simular faltas. Se envolveu em uma crise com Dorival Júnior no ano passado, admitiu o erro e não cometeu mais nada parecido depois.

TIME-BASE: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo - Técnico: Muricy Ramalho

ELENCO
Goleiros: Rafael, Vladimir, Aranha e Felipe
Laterais: Jonathan, Léo, Pará, Danilo e Alex Sandro
Zagueiros: E. Dracena, Durval, Bruno Aguiar, B. Rodrigo e Vinícius Simon
Volantes: Arouca, Charles, R. Possebon, Adriano e Anderson Carvalho
Meias: Elano, Ganso, Alan Patrick, Felipe Anderson e Roger
Atacantes: Neymar, Zé Eduardo, Maikon Leite, Diogo, Keirrison, Richelly, Tiago Alves, Moisés e Dimba

OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS:

Vitor Birner - Colunista do LANCE!

"Se todos os elencos fossem mantidos até o fim, o Santos seria o único favorito ao título. Tem um treindor que lida muito bem com pontos corridos e armação da defesa, e ele nunca teve um time tão talentoso com a bola."

Valdomiro Neto - Editor do LANCENET!

"O Santos, por ter o trio Ganso, Neymar e Elano, é candidato forte ao título nacional. Porém, dois fatores podem mexer que esse favoritismo: um eventual título da Libertadores, que deixaria o foco da equipe no Mundial de Clubes, e a possível saída do Ganso. Com o grupo atual, e motivação, a equipe é postulante ao troféu."

  • Matéria
  • Mais Notícias