menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Incêndio em estádio inglês que matou 56 pessoas pode ter sido proposital

Dia 13/10/2015
14:46

  • Matéria
  • Mais Notícias

O inglês Martin Fletcher, torcedor do Bradford, clube da Terceira Divisão da Inglaterra, publicou um livro em que faz graves acusações. Ele garantiu ter novos indícios de que um incêndio no Valley Parade, estádio do clube, foi incendiado de forma proposital em 1985. Mais de 200 pessoas ficaram feridas e 56 morreram na tragédia.

Fletcher perdeu quatro parentes no incêndio: irmão, pai, tio e avô. Acabou dedicando 15 anos de sua na investigação, e chegou à conclusão de Stafford Heginbotham, dono do Bradford na altura, é altamente suspeito de ter cometido um crime.

De acordo com Martin, Heginbotham esteve ligado a outros oito incêndios nos 18 anos anteriores à tragédia do Valley Parade. Fletcher questiona se algum homem poderia ser tão azarado dessa forma.

A investigação determinou, ainda em 1985, que foi um acidente provavelmente causado por um cigarro que caiu no lixo acumulado debaixo da arquibancada. Mas Fletcher recorda que Heginbotham ganhou o equivalente a R$ 123 milhões em seguros nesses oito incêndios.

Uma outra tragédia do futebol inglês nos anos 1980 foi desmascarada recentemente. No caso de Hillborough, em Sheffield, na semifinal da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Nottingham, 96 pessoas foram mortas por pisoteamento. Na ocasião, o relatório determinou que a causa foi a violência de uma torcida alcoolizada.

Porém, anos depois foi comprovado que diversos relatórios foram adulterados, e a verdadeira causa da tragédia foi superlotação. A polícia resolveu abrir uma entrada, e o estado de conservação, assim como péssimo estado de conservação foram determinantes para o acontecido em 1989.

  • Matéria
  • Mais Notícias