Imprensa japonesa: Tanaka e Oswaldo têm boa relação

- Matéria
- Mais Notícias
O técnico Oswaldo de Oliveira, que está prestes a chegar ao Botafogo vindo do Japão, tem uma relação mais estreita do que se parece com o zagueiro nipo-brasileiro Marcus Túlio Tanaka, sugerido à diretoria alvinegra pelo treinador. De acordo com o site japonês "Sponichi Annex", especializado em esportes, Oswaldo nunca escondeu a admiração por Tanaka, e sempre recebeu uma retribuição do defensor.
Os dois nunca trabalharam juntos profissionalmente (Oswaldo treina o Kashima desde 2007, e Tanaka nunca jogou lá), mas ambos já estiveram na mesma equipe em um amistoso no fim de 2008. O time com os melhores atletas da J-League (Campeonato Japonês) daquela temporada foi à Coreia do Sul participar de um jogo de exibição. Oswaldo de Oliveira, melhor técnico do ano, comandou o time.
À época, houve uma troca de elogios. Oswaldo elogiou a capacidade de Marcus Túlio, que chegava à quinta nomeação ao time do ano (foram oito no total). Já o zagueiro devolveu a cordialidade, elogiando a capacidade de Oswaldo em ganhar títulos com o Kashima em tão pouco tempo no comando.
Já em um período mais próximo da última Copa do Mundo (em 2010, na África do Sul), Tanaka ainda afirmou que Oswaldo poderia se tornar o próximo técnico da seleção japonesa, naquele momento comandada pelo japonês Takeshi Okada. No entanto, o nome escolhido para dirigir os Samurais Azuis foi o do italiano Alberto Zaccheroni.
Outro detalhe destacado pelos japoneses é de que Tanaka se tornará, no caso de realmente acertar, o primeiro brasileiro que defendeu a Seleção Japonesa a voltar para seu país de nascimento. Outros jogadores como Ruy Ramos, Wagner Lopes e Alessandro Santos, que também defenderam o Japão, nunca mais atuaram profissionalmente no Brasil.
Este último, aliás, é companheiro de Tanaka no Grampus. O lateral-esquerdo nascido em Maringá (PR) atuou nas Copas do Mundo de 2002 e 2006, enquanto Marcus Tulio jogou o Mundial de 2010. Anteriormente, Alex e Tanaka também foram companheiros do Urawa Red Diamonds.
- Matéria
- Mais Notícias















