Horário do UFC muda rotina de lutadores

- Matéria
- Mais Notícias
O UFC 142, que acontece neste sábado, na Arena HSBC, no Rio, será em solo brasileiro, com as duas principais lutas tendo brasileiros como favoritos, mas foi programado para os gringos verem. Pelo menos em se tratando do horário. Por conta da transmissão da TV americana, as lutas principais do evento estão previstas para acontecerem depois das 2h da manhã.
Por isso, os lutadores brasileiros estão literalmente perdendo o sono para se habituarem aos horários da madrugada, treinando neste período.
- É um esforço a mais que fazemos por um belo show. Treinamos de madrugada para nos habituar ao horário da luta. Sofri menos, pois moro em Las Vegas, então já estou um pouco acostumado. Não é nada que incomode a nossa preparação - disse Vitor Belfort, que encara Anthony Johson na segunda luta principal do evento.
Principal estrela da noite, Jose Aldo afirma que tem um segredo para lidar com o esforço noturno.
- Esses horários para mim não são tão problemáticos pois sempre fico jogando videogame até uma hora da manhã, então já me acostumei (risos). Quem sofre mais são os treinadores que não estão tão acostumados quanto eu - disse o campeão.
A rotina dos lutadores de treinos durante a madrugada começou na madrugada de sábado para domingo, exatamente uma semana antes da luta acontecer.
Bate-Bola
Dedé Pederneiras, técnico de José Aldo
Como acontece esse tipo de treinamento de madrugada?
Na madrugada de sábado para domingo iniciamos o processo de perda de peso e adaptação ao horário da luta principal do evento. Fazemos treinos de uma hora por dia durante a madrugada para que ele se habitue ao horário e não sinta diferença nenhuma na hora de lutar.
O que você acha de Aldo ser viciado em videogame e já estar acostumado com esse horário?
Ah, ele é um moleque, né (risos). É apaixonado por jogos de videogame. Mas isso só ajuda a ele, que está acostumado. Para mim, que treino o lutador e não tenho os mesmos horários malucos que ele, não é mole aguentar essa rotina de horários.
Como vai a perda de peso?
O processo já começou no sábado. Ele estava com 76 Kg e vai perder 10 até a luta.
Treinadores afirmam que horários não são problema
No mundo do MMA é comum lutadores usarem inúmeras técnicas para perder peso, ganhar massa muscular, entre outras necessidades que um atleta tem de passar para atingir sua melhor forma. Treinar tarde da noite, não parece ser um grande problema. Nem para os lutadores e nem para os treinadores.
- Atleta é isso. Ele trabalha com o corpo. Logo, lutadores tem uma facilidade grande para se adaptarem a situações diferentes - afirmou Luiz Dórea, treinador de Junior Cigano e Anderson Silva.
Um dos nomes mais conhecidos do MMA no Brasil, Pedro Rizzo, que hoje ajuda Jose Aldo em seus treinos, acha que apesar de difícil, o esforço é necessário:
- A mudança de horário é importante para o lutador se adaptar e se sentir melhor na hora do combate - concluiu.
- Matéria
- Mais Notícias