menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Grêmio empata a quarta seguida e ajuda Bahia a se distanciar da degola

Fernando Torres - Chelsea x Manchester United (Foto: Ian Kington/AFP)
imagem cameraFernando Torres - Chelsea x Manchester United (Foto: Ian Kington/AFP)
Dia 28/10/2015
05:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

Não podia ser diferente. Time que mais empatou no segundo turno no Campeonato Brasileiro, o Grêmio ficou no 1 a 1 com o Bahia, em Pituaçu, neste sábado, e viu o rival São Paulo se aproximar na tabela de classificação. Já os mandantes martelaram até o final, mas não romperam a defesa gremista. Os gaúchos empataram a quarta partida seguida na competição, a oitava igualdade no turno. Os gols foram marcados por Gabriel para os baianos e Kleber para os gaúchos.

O resultado manteve as duas equipes na mesma posição: Grêmio em terceiro, com 60 pontos, e o Bahia em 16ª, 37 pontos, com a distância para o Sport aumentando para quatro pontos.

O próximo compromisso gremista será contra o Millonarios, na terça-feira, às 21h50, no Olímpico, pela Copa Sul-Americana. No sábado, pelo Brasileiro, pega a Ponte Preta, também em casa. Já o Bahia enfrenta a Portuguesa, no domingo, no Canindé.

PRIMEIRO TEMPO COM FINAL CORRIDO

A partida começou com mais emoções em sua outra frente, a Ilha do Retiro, do que no campo de jogo. Enquanto Sport e São Paulo trocavam gols, Grêmio e Bahia trocavam apenas passes, sem grande brilho. Fora a chance do Bahia com Souza, após cruzamento desviado, os times não encantavam a torcida, que mais comemorava com os gols paulistas.

Apesar do grande ímpeto dos donos da casa, embalados pela derrota do Palmeiras e das informações fornecidas pelo placar eletrônico do jogo do Sport, a equipe baiana abusava de cruzamentos na área. Em um deles, Jones perdeu gol na cara de Marcelo Grohe, aos 24 minutos.

Gabriel, como de costume, era o principal jogador do Bahia. No Grêmio, as estrelas Elano, Kleber e Marcelo Moreno estava apagadas. Foi só o final do jogo se aproximar, para a luz de todos voltar. Primeiro, o camisa 8 baiano abriu o placar. Completou de carrinho cruzamento rasteiro de Jones, após corte parcial de Werley. O gol incendiou o Pituaçu.

Só que o Kleber tratou de colocar um balde de água fria. Depois de roubar bola no ataque, Elano arriscou de fora. Marcelo Lomba voou e espalmou. Mas nos pés do Gladiador, que não marcava há oitos jogos. Na pequena área, porém, não há como desperdiçar. Empate no intervalo.

Dentro dos vestiários, os treinadores trataram de mudar suas equipes. Jorginho precisou tirar seu melhor jogador, Gabriel, por contusão. Jefferson foi para o jogo. O meia, em menos de dois minutos, colocou bola na cabeça de Souza, livre no meio da área gremista. Marcelo Grohe fez firme defesa. Já Luxemburgo optou por Marco Antônio na vaga de Marquinhos, que pouco ajudou o meio-campo gremista.

BAHIA EM CIMA, SEM SUCESSO

Na segunda etapa, as equipes se expuseram mais. O Bahia avançou para tentar aumentar a distância para a zona de rebaixamento. O Grêmio, para continuar inalcançável ao São Paulo. Até o início do primeiro tempo, os donos da casa mandavam na partida. Antes dos 15, fez as três substituições. E a partir dos 18 minutos, quando Léo Gago acertou uma pancada que só não entrou porque Marcelo Lomba voou no canto para defender, o Tricolor Gaúcho melhorou.

O Grêmio perdeu gol feito aos 19 com Leandro, na cara de Lomba. Não levou gol também por detalhe, em finalização de Fabinho no minuto seguinte. Aos poucos, os baianos equilibraram o jogo e assustaram. Helder, em chute de longe, por milímetros não venceu Marcelo Grohe.

Os mais de 32 mil baianos presentes no estádio apoiaram o Bahia até o final. A equipe mandante assustou mais que o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro durante o segundo tempo. Elias obrigou Marcelo Grohe aos 30 a voar e fazer defesa de mão trocada.

Sem Elano e Zé Roberto, o Tricolor Gaúcho estava acéfalo. Kleber não conseguiu render, apesar do final do jejum. A equipe gaúcha ficou sem ligação para o ataque. Os zagueiros abusaram dos chutões da defesa. Na jogada armada, aos 47, Leandro perdeu nova chance e parou em Marcelo Lomba. Era a chance de evitar o oitavo empate, desperdiçada.

BAHIA 1 x 1 GRÊMIO
Data-Hora: 27/10/12 (18h30 - de Brasília)
Estádio: Pituaçu, em Salvador (BA).
Público / Renda: 32.157 pagantes / R$ 566.495,00.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO).
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Titi, Jones Carioca, Souza, Lucas Fonseca (BAH), Pará, Kleber e Leandro (GRE)
Gols: Gabriel, 40'/1ºT (1-0) e Kleber, 43'1ºT (1-1).

BAHIA: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais (Lucas Fonseca, 10'2ºT), Titi e Jussandro; Fabinho, Diones (Elias, 24'2ºT), Hélder e Gabriel (Jeferson, intervalo); Jones Carioca e Souza. Técnico: Jorginho.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Léo Gago, 15'/2ºT) e Marquinhos (Marco Antônio, intervalo); Kleber e Marcelo Moreno (Leandro, 12'2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

  • Matéria
  • Mais Notícias