menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Governo turco acredita que Istambul não tem rival para Olimpíada de 2020

Nova chuteira Rafael Sobis - Fluminense (Foto: Reprodução/Twitter)
imagem cameraNova chuteira Rafael Sobis - Fluminense (Foto: Reprodução/Twitter)
Dia 27/10/2015
22:54

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ministro de Esportes da Turquia, Suat Kiliç, disse nesta quinta-feira em entrevista coletiva que Istambul não tem rival na corrida para sediar os Jogos Olímpicos de 2020, mesmo concorrendo com outras cidades.

- Não é preciso fazer comentários sobre as demais cidades. Devemos concentrar toda nossa energia, porque Istambul é a única cidade na qual podemos ver um continente, olhando de outro. Diria que não há adversários, nem alternativas - declarou Kiliç.

Istambul concorrerá com Madri, Tóquio, Doha e Baku, já que Roma retirou a candidatura, e o governo turco está convencido de que tem excelentes oportunidades de vencer, respaldado pela economia do país, em crescimento contínuo, e pelo slogan "Jogos Olímpicos, em dois continentes".

É a quinta vez que Istambul se apresenta como candidata aos Jogos Olímpicos, após fracassar nas tentativas em 2000, 2004, 2008 e 2012.

A candidatura de Istambul ainda não tem logotipo, nem divisões oficiais, mas o ministro afirmou que ainda não está tarde para criá-los mediante uma eleição, e acrescentou que serão apresentados antes da Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciar oficialmente as candidatas.

Kiliç também declarou que algumas obras de restauração no Estádio Olímpico da cidade serão realizadas para solucionar o problema dos ventos nesta instalação, e que serão construídas novas estruturas visando o uso após os jogos.

- O orçamento realista das Olimpíadas será estimado assim que nossa candidatura se confirmar - destacou o ministro.

A reunião na qual serão decididas as candidaturas acontecerá no dia 23 de maio em Québec, no Canadá, e em setembro de 2013 será eleita a cidade vencedora, em um congresso em Buenos Aires.

A candidatura de Istambul recebeu reações positivas do COI, segundo fontes turcas, e inclui propostas para construir uma vila olímpica e outra para os meios de comunicação, assim como planos de transporte e infraestruturas necessárias para o desenvolvimento dos Jogos.

  • Matéria
  • Mais Notícias