menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fundista português é o primeiro punido pelo 'passaporte biológico'

Dia 27/10/2015
21:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

O fundista português Hélder Ornelas foi suspenso por quatro anos pela federação de atletismo do seu país por conta de doping. A irregularidade foi descoberta a partir de dados revelados por um programa de estudos sanguíneos em esportistas, chamado de "passaporte biológico".

Este programa acompanha as características sanguíneas do atleta durante um período de tempo a fim de estabelecer um perfil individualizado. Uma variação pode indicar cuja o uso de substâncias ou métodos proibidos para melhorar o rendimento.

O perfil hematológico de Ornelas foi apontado como 'anormal' em maio de 2011, por isso ele se tornou objeto de pesquisa. Os dados foram submetidos à avaliação de três hematologistas que, por unanimidade, concluíram que não havia explicação as anormalidades que não o uso de substâncias ou métodos proibidos.

A IAAF (Federação Internacional de Atletismo) abriu processo e enviou o caso a Federação Portuguesa, recomendando quatro anos de suspensão.

Ornelas não recorreu a Corte Arbitral do Esporte (CAS), por isso, a suspensão é definitiva.

O presidente da IAAF, Lamine Diack, aproveitou o caso para deixar uma mensagem aos atletas.

- O passaporte biológico não é um mero conceito, mas um método efetivo para identificar e caçar os que pensam que o doping é a única via para o sucesso - disse.

  • Matéria
  • Mais Notícias