menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Formato do Campeonato Argentino muda outra vez

Treino do Botafogo - Caio Júnior (Foto: Fernando Soutello/Agif)
imagem cameraTreino do Botafogo - Caio Júnior (Foto: Fernando Soutello/Agif)
Dia 28/10/2015
05:48

  • Matéria
  • Mais Notícias

A mudança no formato do Campeonato Argentino continua dando o que falar. O número de participantes e o regulamento já foi mudado em relação à proposta inicial. Ao invés de 40, serão 38 os times participantes da elite na temporada 2012/2013.

Aos 20 clubes da Primeira Divisão, se juntarão 16 da Segunda e dois da Terceira. Ou seja, haverá rebaixamento dos dois últimos B Nacional para a Terceirona. Isso não garante o retorno do River Plate à elite, embora pareça praticamente impossível imaginar outra queda do clube de Núñez.

Os 38 clubes seriam divididos em dois grupos de 19, sendo que haveria algumas partidas entre grupos com o objetivo que cada grande possa jogar um clássico. Passariam para a Fase Final os cinco primeiros colocados de cada grupo, mais os nove com mais pontos entre os demais participantes.

A Fase Final seria formada por um grupo único de 19 times, onde se disputaria o título e as vagas na Libertadores e na Copa Sul-Americana. Os demais 19 clubes restantes jogariam outro torneio, para decidir os rebaixados. Estes seriam as quatro equipes com menos pontos nesta fase.

Outra mudança ainda pode ser aprovada, que é a intenção de dar uma vaga na Copa Sul-Americana para o clube com maior pontuação neste torneio de 19 eliminados da Fase Final.

A Copa Argentina, por sua vez, também foi atingida com a canetada dos dirigentes argentinos. Antes o campeão, do torneio que tem sua primeira edição nesta temporada, tinha garantido uma vaga na Copa Sul-Americana. Agora a competição passará a classificar para a Libertadores.

Todas essas mudanças voltarão a ser votadas em outubro. Até lá, os cartolas ainda poderão admitir mais modificações no já confuso regulamento.

Direitos de televisionamento

O crescimento do número de participantes na Primeira Divisão também impactou na divisão das cotas de TV. Os direitos de transmissão continuarão sendo do estado, que dobrará o valor de dinheiro público investido nos clubes. Dos 600 milhões de pesos (cerca de R$ 1,2 bilhão), o governo argentino passará a pagar 1,2 bilhão de pesos (R$ 2,4 bilhões). A divisão deste montante entre as equipes ainda não foi definida.

A empresa Torneos y Competencias, que detinha o direito de transmissão da B Nacional, teve o seu contrato rescindido. Será criada a AFA TV, canal destinado à transmissão dos jogos através do sistema de TV por assinatura.

  • Matéria
  • Mais Notícias