Flamengo tenta quebrar jejum na Copa Sul-Americana

- Matéria
- Mais Notícias
Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo irá dividir as suas atenções com a Copa Sul-Americana a partir desta quarta-feira em busca de determinar um fim a um longo jejum que perdura no clube. A partir das 21h50 diante do Atlético-PR, no Engenhão, o Rubro-Negro inicia a disputa pelo quinto título internacional na sua História, fato que não acontece desde 1999. A partida será transmitida em tempo real pelo LANCENET!.
No dia 20 de dezembro deste ano, o Flamengo completará 12 anos da conquista da Copa Mercosul, antecessora da Sul-Americana, diante do Palmeiras.
O empate em 3 a 3 com os paulistas no segundo jogo da final no Palestra Itália marcava, naquele ano, a reaparição do Flamengo em âmbito internacional desde os títulos de 1981, da Libertadores e do Mundial, e da Copa Ouro Sul-Americana em 1996.
A despeito de o foco estar voltado para o Campeonato Brasileiro, os jogadores não miram apenas a chance de interromper esse hiato de mais de uma década sem troféus rubro-negros no cenário mundial.
O grupo sabe que o título do torneio no fim do ano significa garantir, além de visibilidade, uma vaga na Libertadores de 2012.
– A Copa Sul-Americana é um caminho alternativo para alcançar esse objetivo que o grupo tem. Além disso, é a possibilidade de conquistar mais um importante título internacional para o Flamengo – comentou o atacante Deivid.
Campeão em 1999, o lateral-esquerdo Athirson reconhece que a competição pode não ter o mesmo apelo do Brasileirão, mas manda o recado para os rubro-negros, principalmente aqueles que não estão jogando na competição nacional.
– É uma boa oportunidade para os jogadores que não estão aparecendo no Brasileiro. É um competição importante, apesar de não ter o peso de uma Libertadores – disse.
Seja qual for a opção de time que será utilizada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo na Copa Sul-Americana – força máxima ou não –, Athirson, com a experiência de um campeão, ressalta a importância de uma troféu em nível internacional, principalmente vestindo a camisa rubro-negra.
– Foi muito importante para o nosso grupo vencer na época, é sempre bom vencer um torneio internacional, conta no currículo – destacou o lateral.
Com a palavra Athirson, Campeão da Copa Mercosul pelo Flamengo em 1999
Nós tínhamos vencido o Estadual e vínhamos bem na Copa Mercosul. Pegamos jogos difíceis como o do Peñarol, que estava na briga. Jogamos contra o Palmeiras, que era favorito na final, e conseguimos surpreender. No começo iniciamos com time reserva. Mas depois começou a tomar uma importância grande. Foi importante para a torcida que valorizou muito.
É um torneio que dá dinheiro ao clube e traz visibilidade. Os brasileiros visam primeiramente a Libertadores. É natural porque é o mais importante. Leva para o Mundial, mas agora a Sul-Americana tem esse ingrediente a mais (classifica para a Libertadores).
CONQUISTAS INTERNACIONAIS DO FLAMENGO
Libertadores de 1981
A 22 segunda edição da competição sul-americana teve o Flamengo como vencedor. Foi o primeiro e único título do torneio conquistado pelo clube até o momento. Os rubro-negros enfrentaram o Cobreloa na decisão melhor de três jogos. O Fla venceu o primeiro, perdeu o segundo e no terceiro confronto bateu o time chileno por 2 a 0.
Mundial de 1981
O título da Libertadores garantiu ao Flamengo a vaga no Mundial. O adversário foi o Liverpool, da Inglaterra. Na partida disputada em Tóquio, os
rubro-negros venceram por 3 a 0.
Copa Ouro Sul-Americana de 1996
Torneio reuniu Flamengo, Grêmio, Rosário Central e São Paulo. Fla derrotou o Tricolor na final.
Mercosul de 1999
O Flamengo bateu o Palmeiras na decisão e faturou o título.
- Matéria
- Mais Notícias















