menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fla precisa da Libertadores para manter projeto de Luxa

Bernardo e Fellipe Bastos (Fotos: Cleber Mendes)
imagem cameraBernardo e Fellipe Bastos (Fotos: Cleber Mendes)
Dia 27/10/2015
22:49

  • Matéria
  • Mais Notícias

A temporada está acabando e o Flamengo precisa apenas de um empate no clássico contra o Vasco para manter vivo o projeto Libertadores, traçado pela diretoria rubro-negra no começo do ano. Para isso o Flamengo investiu muito e, caso não consiga a vaga no próximo domingo, muitas cabeças vão rolar na Gávea.

O trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo é muito contestado por alguns dirigentes influentes no clube, embora a presidente Patricia Amorim esteja convicta de que ainda vale a pena apostar no treinador, principalmente pela construção do Ninho do Urubu e pelo trato que o técnico tem com os jogadores mais jovens do elenco.

Com uma folha salarial alta, a diretoria procura formas de reforçar a equipe para o ano que vem, mas com muito cuidado para que ainda seja possível o pagamento dos salários em dia. A classificação para a Libertadores pode ser importante na captação de verba com patrocínios, que é fundamental para bancar os vencimentos do clube.

- Para alguns patrocinadores não importa (a vaga na Libertadores), para outros já é importante. Depende dos objetivos da empresa - afirmou a presidente Patricia Amorim em entrevista concedida há uma semana, no hotel no qual o Flamengo se concentra, na Barra da Tijuca.

Apesar de o discurso para a imprensa ser de classificação para a Libertadores, internamente alguns jogadores lamentam o fato de o time não estar brigando pelo título.

- Faltou um pouco de sorte (para ser campeão). Empenho nós mostramos sempre em campo e também há outras coisas que não vale a pena eu comentar aqui agora, melhor nem falar - disse Renato, um dos líderes do elenco rubro-negro.

Projeto de vaga na Libertadores

Promessa

O técnico Vanderlei Luxemburgo chegou a prometer que o Flamengo seria o campeão brasileiro de 2011 ainda no fim de 2010. Em outras entrevistas, ele se mostrou menos ambicioso, afirmando que o grande projeto do Flamengo era estar entre os melhores clubes da América do Sul.

Copa do Brasil

O Flamengo foi eliminado pelo Ceará ainda nas quartas de final da Copa do Brasil e deu adeus à primeira chance de obter uma vaga na Libertadores. Luxemburgo garantiu o projeto e disse que o time ainda tinha dois campeonatos para conseguir uma vaga no torneio sul-americano.

Sul-Americana

Depois de conseguir passar pela primeira fase da Sul-Americana, diante do Atlético Paranaense, o Flamengo foi eliminado de forma vergonhosa pela Universidad de Chile, perdendo os dois jogos no confronto, um deles por 4 a 0, no Rio de Janeiro. Vanderlei Luxemburgo se irritou com postura de alguns atletas e disse que o peso no Campeonato Brasileiro aumentou, já que passou a ser a última chance de conseguir a esperada vaga na Libertadores.

Brasileiro

O Flamengo começou o Campeonato Brasileiro de forma arrasadora e chegou a ficar 17 partidas sem perder. Após grandes atuações de Ronaldinho, o Rubro-Negro chegou a ser apontado como o favorito para vencer o torneio, mas caiu numa sequência muito ruim e ficou dez jogos sem vitória. A equipe ainda mostrou uma reação, mas ficou distante do título. Luxemburgo defendeu a campanha da equipe, afirmando que o projeto e a meta estabelecida desde o começo do ano eram a vaga na Libertadores, que depende agora apenas de um empate com o Vasco.

ESTÁ EM JOGO

1) Luxemburgo - O futuro do treinador está condicionado a uma classificação para a Libertadores. Dificilmente permanecerá se não obtiver a vaga.

2) Patrocínio - Alguns patrocinadores têm objetivos de expandir a marca em toda a América do Sul. A vaga abre um leque maior de empresas.

3) Dinheiro - O clube calcula lucro de R$ 5 milhões somente na primeira fase da Libertadores, e muito mais se for campeão do torneio.

4) Jogadores - Jogadores experientes podem não permanecer se o Fla ficar fora da Libertadores.


  • Matéria
  • Mais Notícias