menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fla leva virada e estreia com derrota na Libertadores

Galeria - Real Potosí x Flamengo - 12 (Foto: David Mercado/Reuters)
imagem cameraGaleria - Real Potosí x Flamengo - 12 (Foto: David Mercado/Reuters)
Dia 27/10/2015
22:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Flamengo estreou com derrota na Copa Libertadores-2012. Jogando nos 4 mil metros de Potosí, na Bolívia, nesta quarta-feira, o Rubro-Negro saiu derrotado pelo Real Potosí por 2 a 1. Luiz Antonio chegou a abrir o placar para o Fla, mas Centurión e Brittes viraram para os bolivianos.

FOTOS:
> As imagens de Real Potosí 2 x 1 Flamengo

Com o resultado, a equipe do Flamengo precisa de uma vitória por 1 a 0 no jogo de volta para avançar na competição. Empate ou derrota eliminam a equipe da Gávea.

Flamengo e Real Potosí voltam a se enfrentar na na próxima quarta-feira, às 21h50, no Engenhão.

O JOGO

O Flamengo começou o jogo sem conseguir manter a posse de bola por muito tempo. Mais acostumado ao terreno e à altitude, o Real Potosí dominou as ações nos primeiros minutos. A primeira chance clara veio logo aos cinco minutos, quando Ortiz chutou quase da intermediária, e Felipe espalmou a escanteio.

TABELA:
> Veja os resultados da Copa Libertadores

Apesar do Potosí ainda pressionar, o Fla soube se lançar ao ataque, e ameaçou pela primeira vez quando Deivid recebeu de Luiz Antonio e bateu cruzado, mas apenas à direita da trave de Lapczyk.

A maior ameaça para os rubro-negros foi o atacante Pol, do Potosí. O jogador iniciou suas jogadas pela direita, e infernizou a retaguarda brasileira. Mas a jogada mais desconcertante do primeiro tempo, e que influiu diretamente no placar, foi feita por um rubro-negro, e também pelo lado direito. Aos 29, Léo Moura tirou o lateral-esquerdo Rivero para dançar, e cruzou na medida para o volante Luiz Antonio. O camisa 7 - que herdou o número de Thiago Neves, que foi para o Fluminense -, teve calma para concluir para o gol, abrindo o marcador para o Flamengo.

Mas, nem houve muito tempo para comemoração. Três minutos depois do gol inaugural, os bolivianos chegaram ao empate. Sejas fez um lançamento da intermediária, e o zagueiro Centurión apareceu no meio da defesa do Flamengo para cabecear, sem chances para Felipe: 1 a 1.

No finzinho do primeiro tempo, ainda houve tempo para uma última pressão dos anfitriões: Ortiz chutou da entrada da área, obrigando Felipe a fazer mais uma boa defesa. Logo em seguida, o atacante Brittes cabeceou à queima-roupa e obrigou Felipe a fazer grande defesa.

POTOSÍ VIRA, E FLAMENGO ERRA

No começo da segunda etapa o jogo ficou pegado e limitado ao meio-campo. O Flamengo errava passes e estava perto de pagar por isso. Aos 12 minutos, após outro erro defensivo do Rubro-Negro, Rivero cruzou da esquerda e a bola voltou a viajar sobre a área rubro-negra. O zagueiro David errou a cabeçada, mas Brittes, na segunda trave, acertou. O atacante argentino pôs a bola no canto direito de Felipe, virando o jogo para o Potosí.

A partir daí, o Flamengo buscou avançar no campo. Vanderlei Luxemburgo sacou o volante Aírton para colocar o meia Bottinelli, e ainda escalou Negueba no lugar de Deivid. De fato, muitas das jogadas de ataque do Fla a partir dali saíram dos pés de Negueba, muito acionado pela direita. Em um dos lances, o camisa 19 cruzou para Bottinelli, que chegou um pouco atrasado na hora de desviar para o gol.

O Potosí continuou a pressionar no ataque. Brittes ofereceu perigo ao Flamengo, e novamente com pouco ângulo. Da direita da área, ele chutou com força, e Felipe espalmou para escanteio. O Flamengo passou a dominar as ações, mas perdia muitas chances. Além dos passes errados, o ataque rubro-negro era contido pela boa marcação boliviana.

Aos 43, os donos da casa quase complicaram o Flamengo mais ainda. Pol recebeu pela direita e chutou para nova defesa de Felipe. O resultado final foi mesmo favorável ao Potosí, que saiu aclamado pela torcida, aos gritos de 'olé'. Ao Flamengo, resta a reação no Engenhão para chegar à fase de grupos da Libertadores.

FICHA TÉCNICA
REAL POTOSÍ-BOL 2 X 1 FLAMENGO

Local: Estádio Agustín Victor Ugarte, em Potosí (BOL)
Data/hora: 25/1/2012 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Liber Prudente (URU)
Assistentes: Carlos Padorino (URU) e Carlos Changala (URU)
Renda/Público: não divulgados
Cartões amarelos: Léo Moura, Bottinelli e Willians (FLA), Jiménez e Alarcón (RPO)

GOLS: Luiz Antonio, 29'/1ºT (0-1); Centurión, 32'/1ºT (1-1); Brittes, 12'/2ºT (1-2)

REAL POTOSÍ-BOL: Lapczyk; Jiménez, Alarcón, Centurión e Rivero; Sejas, Michelena (Tudor, 40'/2ºT) e Ortiz; Angola (Ovando, 28'/2ºT), Brittes (Torrez, 41'/2ºT) e Pol. Técnico: Victor Zwenger.

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Welinton, David e Junior Cesar; Aírton (Bottinelli, 15'/2ºT), Willians (Camacho, 40'/2ºT), Luiz Antonio e Renato; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Negueba, 15'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

  • Matéria
  • Mais Notícias