Felipe França estreia por resultado inédito na carreira
- Matéria
- Mais Notícias
Especialista nos 50m peito, o brasileiro Felipe França buscará na Olimpíada de Londres seu primeiro grande resultado mundial da carreira nos 100m peito. Na manhã deste sábado, a partir das 8h (de Brasília), ele iniciará a busca por uma medalha em sua melhor temporada nesta distância.
Até o momento, França ainda não obteve um pódio expressivo nos 100m peito em piscina longa (50m) e em competições de primeiro nível, como Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Em Pequim-2008, ele terminou em 22 lugar. Um ano depois, no Mundial de Roma, ele não nadou esta prova. Por fim, no Mundial de Xangai-2011, ele amargou a 15 posição.
Mas em 2012, ele já mostrou que a história pode ser diferente. O atleta de 25 anos tem o terceiro melhor tempo do mundo, com a marca de 59s63 obtida no Troféu Maria Lenk, em maio. Melhor do que neste ano apenas os japoneses Kosuke Kitajima (58s90) e Ryo Tateishi (59s60).
A evolução foi consequência de uma mudança nos treinamentos, pois França precisava deixar de ser apenas um velocista para poder aguentar a ida e volta na piscina. Como os 50m peito não fazem parte do programa olímpico, restou ao atleta se reeducar na piscina.
– Sou o atleta mais rápido nos 50m peito, então posso passar economizando energia para voltar com a mesma frequência. Dessa vez treinamos de uma forma diferente na estratégia, estou muito mais focado agora para os 100m peito do que em 2008 – falou França, em entrevista coletiva da equipe da natação brasileira, na última semana.
Nas eliminatórias no Centro Aquático, ele nadará na quinta das seis séries. Além de França, o Brasil terá outro representante na prova, Felipe Lima. Ele estará na última bateria ao lado de Kitakima e Tateishi.
- Matéria
- Mais Notícias