Etapas Maratonas aumentam a dificuldade do Rali dos Sertões

- Matéria
- Mais Notícias
Antes do início da 20ª edição do Rali dos Sertões, era claro aos participantes que a principal dificuldade da prova seria o solo arenoso. Mas os desafios não param por aí. Diferentemente de anos anteriores, em que havia só uma etapa maratona, a edição deste ano contará com duas. Uma tem início nesta terça-feira, em Bacabal, no Maranhão.
Após cada especial, as equipes de apoio podem realizar a manutenção dos veículos para encarar uma nova etapa no dia seguinte. Entretanto, na etapa maratona, isso não pode ser feito entre uma especial e outra. Os únicos autorizados a realizarem modificações nas máquinas são somente o piloto e o navegador.
- Temos em torno de 30 minutos para fazer qualquer reparo mínimo que precisar no carro. Acho que esses dois dias, na verdade quatro, são momentos importantes do rali e difíceis - disse o piloto de carros Guilherme Spinelli, ao LANCENET!
A primeira etapa maratona é de Bacabal (MA) até Barra do Corda (MA), e na quarta, será de Barra do Corda (MA) até Carolina (MA). No total, serão longos 797 quilômetros, sendo 458 de especiais.
- Duas maratonas são complicações extras e com certeza vão ser bem pesados. Mas não podemos esquecer também das outras etapas do
rali - explicou o piloto das motos, Felipe Zanol, ao L!.
A segunda etapa maratona também será o trecho em que os pilotos mais irão andar em uma especial - 468 quilômetros - e ocorre entre sexta-feira, de Palmas (TO) até Alto Parnaíba (MA), e sábado, de Alto de Parnaíba (MA) até Bom Jesus (PI), com 745 quilômetros de trecho cronometrado e 1.048 no total.
O Rali dos Sertões é composto por dez etapas, de São Luís até Fortaleza entre 19 e 28 de agosto.
Com a palavra - Youssef Haddad - Navegador do piloto Guilherme Spinelli e engenheiro mecânico
Conhecimento será importante na etapa
Nas etapas maratonas do Rali dos Sertões, o conhecimento técnico vai ser muito importatne. Claro, não só para as duas maratonas que vamos ter, mas também será fundamental em cada especial. Esse conhecimento vai fazer diferença para você conseguir interpretar o quanto o carro está sofrendo em cada prova e também para saber se é hora de poupar mais o carro ou se está sobrando para poder apertar o ritmo.
E na maratona mais ainda, pois, caso precise fazer alguma manutenção ou algum reparo no carro, a gente tem certeza de que está preparado para realizar qualquer tipo de modificação necessária.
Etapas Maratona do Rali dos Sertões
Primeira Maratona
Terceira etapa
Bacabal (MA) até Barra do Corda (MA)
Especial: 149 quilômetros
Total: 274 quilômetros
Quarta etapa
Barra do Corda (MA) até Carolina (MA)
Especial: 309 quilômetros
Total: 523 quilômetros
Segunda Maratona
Sexta etapa
Palmas (TO) até Alto Parnaíba (MA)
Especial: 468 quilômetros
Total: 680 quilômetros
Sétima etapa
Alto Parnaíba (MA) até Bom Jesus (PI)
Especial: 277 quilômetros
Total: 368 quilômetross
- Matéria
- Mais Notícias