Dez anos após conquista, garotos do Bangu buscam repetir título da OPG
- Matéria
- Mais Notícias
A base do Bangu vai iniciar neste sábado a caminhada em busca do segundo título do Torneio OPG contra o Bonsucesso, às 15h, em Moça Bonita. A primeira conquista do Gigante da Zona Oeste na competição vai completar dez anos em novembro. Em entrevista exclusiva ao LANCE!Net, o comandante da equipe Fábio Vasconcelos e ex-jogadores, relembram a conquista e revelam a importância do título em suas carreiras.
Na temporada vitoriosa da base do Bangu em 2003, os jogadores tiveram que suar a camisa e passar por cima dos favoritos. Após uma primeira fase tranquila na OPG, o Alvirrubro passou pelo Fluminense na semifinal e encarou o Flamengo na decisão. Em duelo na Gávea, o Bangu desbancou o favoritismo rubro-negro e venceu a partida por 1 a 0, com gol do meia Rodrigo Santos.
- Essa conquista foi extremamente importante, pois o Bangu não conquistava um título havia muitos anos e todos os esforços foram direcionados nesse sentido - afirmou o treinador na época, Fábio Vasconcelos, que destacou a qualidade técnica da equipe na conquista do torneio.
- A qualidade técnica dos jogadores, a aplicação tática e a união do grupo foi fundamental. Vários jogadores daquele time chegaram ao profissional, como o Fábio Neves ao Fluminense e Oziel ao Botafogo - finalizou.
O capitão da equipe em 2003, Rudi Duarte, também classifica o título da OPG como um dos mais importantes da sua carreira, que "decolou" após a conquista.
- Para mim foi muito importante essa conquista, foi daí que minha carreira decolou - afirmou o jogador de 30 anos, atualmente no futebol do Kuwait.
No Torneio OPG em 2003, assim como nesta temporada, o elenco do Bangu não era considerado um dos favoritos na competição. As bases do Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco dominavam as apostas à conquista, porém, com uma ótima campanha na primeira fase, o Alvirrubro foi chamando a atenção e conquistando respeito das outras equipes.
- Foi muito difícil, ninguém acreditava em nós, até que fomos ganhando todos os jogos. Na semifinal tiramos o Fluminense e na fizemos a final contra o Flamengo, quando ganhamos por 1 a 0, no estádio do rival. Tenho o jornal do título até hoje - desabafou Rudi, que após a conquista foi emprestado ao Angra para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
E MAIS:
> Marlone já pode ser considerado a nova joia de São Januário?
> Diretoria do Flamengo se movimenta às escuras para manter Elias
Outro jogador que esteve na campanha vitoriosa da base do Bangu, foi o zagueiro João Rodrigo. Para o jogador de 29 anos, ganhar o primeiro título em um clube de tradição foi marcante em sua carreira.
- Todo título é especial, ainda mais o primeiro e em um clube de tradição, como o Bangu. Representou muito coisa, primeiro uma conquista de fruto do nosso trabalho, poucos esperavam. Ali deu um trampolim para minha carreira - afirmou o zagueiro, que depois da conquista da OPG recebeu propostas do futebol europeu.
- Depois que fomos campeões, recebi proposta da Europa, mas o Fred, que era meu empresário na época, preferiu que eu ficasse para disputar o Campeonato Carioca profissional, pois o treinador Marcelo Cabo queria contar comigo no profissional. Fiquei, disputei alguns jogos do Carioca e da Copa do Brasil e logo fui para o Internacional de Porto Alegre.
Uma das qualidades marcantes do elenco campeão da OPG em 2003 era a união e o esforço dentro e fora de campo, segundo o zagueiro João Rodrigo. Para o jogador, o ingrediente para o sucesso no Torneio OPG é trabalhar para atingir os objetivos e impressionar as dezenas de olheiros que acompanham a competição.
- É um campeonato bastante disputado, mas só com bastante trabalho podem chegar aos objetivos. Tem que na colocar na cabeça, que sempre tem alguém olhando eles, para que possam alcançar o sucesso individual - finalizou João Rodrigo.
ARTILHEIRO DO BANGU MOTIVADO PARA A OPG 2013
O grande nome do Bangu no Torneio OPG é o atacante Igor Goulart, de 19 anos. O jogador apontado como um dos mais promissores da base do Gigante da Zona Oeste, usa a conquista em 2003 como motivação para a estreia no torneio neste sábado, contra o Bonsucesso, em Moça Bonita.
- Com certeza é motivador. Todos os títulos são para serem recordados e vai servir como fator de motivação - afirmou o atacante afirmando que o Bangu tem elenco para estar entre os finalistas da competição.
- Temos um elenco bem forte, que vai chegando longe nas competições que disputam, elenco para bater de frente - enfatizou o jovem atleta.
Com os holofotes apontados para os quatro grandes clubes do estado, o Bangu busca surpreender e chegar ao título, assim como foi dez anos atrás. Segundo o atacante Igor, o elenco alvirrubro tem que acreditar em seu potencial e esquecer os favoritos.
- O foco dessa competição é sempre nos clubes de maior expressão, mas como acredito, nosso grupo vem chegando forte nas competições neste ano e esse não será diferente. O importante é o nosso grupo acreditar - finalizou o jogador.
Além do Bonsucesso, o grupo do Bangu na OPG conta com Fluminense, Céres e Audax.
- Matéria
- Mais Notícias