menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Del Potro está de volta e escala ranking da ATP

Dia 27/10/2015
22:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

O argentino Juan Martín Del Potro (51º) terminou 2010 com apenas três torneios disputados, recuperando-se de uma cirurgia no punho direito e apenas na 257ª posição do ranking mundial da ATP.

Nesta temporada, na qual chegou a cair para o 485 posto no fim de janeiro, ele parece ter deixado os problemas para trás. De seis torneios disputados, chegou à semifinal em três e foi campeão de outro.

No Masters 1.000 de Miami, o ex-número quatro do mundo já eliminou dois cabeças de chave e vem de vitória sobre o sueco Robin Soderling (4), a primeira sobre um Top 10 desde a lesão sofrida.

Semanas após vencer o US Open em 2009, batendo o suíço Roger Federer (3º), Del Potro começou a sentir dores no punho. Ele tentou seguir no circuito, mas optou por ser operado em maio de 2010 e passou oito meses afastado das quadras.

As campanhas no fim de 2010 foram discretas, assim como a atuação no Aberto da Austrália deste ano – perdeu na segunda rodada.

Contudo, em fevereiro os resultados começaram a aparecer. Garantido nas chaves por conta do seu ranking protegido, ele foi às semifinais dos torneios de San Jose e Memphis, e ao título em Delray Beach, todos nos EUA, em três semanas seguidas. No Masters 1.000 de Indian Wells, foi novamente até a semifinal, quando perdeu para Rafael Nadal (1).

Nesta terça-feira, Del Potro enfrenta o americano Mardy Fish (15º), pelas oitavas de final, e pode reaparecer entre os 30 melhores do mundo caso vença.

Um dos problemas que o argentino tem enfrentado no retorno ao circuito é justamente o desgaste físico. Segundo ele, a sequência de partidas nas últimas semanas ajudou para que ele ganhasse ritmo de jogo, mas não sabe até quando irá aguentar.

– Estou me esforçando para voltar ao meu nível e estou tranquilo. Sempre me entrego, dou tudo em quadra – disse o argentino.

Enquanto todos apostam que o Top 10 está mais próximo do que se imagina, o argentino segue tranquilo. E aponta porque pode voltar a estar entre os grandes:

– Sempre me entrego, dou tudo o que posso em quadra.

Torcida argentina é motivação

Além do bom desempenho em quadra, Del Potro tem encontrado outra motivação fora dela: a torcida argentina, que vem dando muita força ao jogador, tanto nas partidas quanto em simples treinos, sempre lotados. A presença de argentinos é tradicional em Miami já que há uma grande colônia na cidade.

Contra o alemão Philip Kohlschreiber (32), por exemplo, foram quase 5 mil pessoas empurrando o jogador argentino à vitória sobre o cabeça de chave número 29, de virada, por 6-7 (3-7), 6-4 e 7-5, em mais de três horas de partida.

– É muito bom. Sinto-me bem quando eles gostam do que veem. A torcida tem sido importante. Gosto de jogar aqui em Miami e fico motivado a me manter vivo no torneio, para mim e para os torcedores – comentou Del Potro, sempre aos gritos de "ole, ole, ole, Delpo, Delpo", em referência ao seu apelido.

  • Matéria
  • Mais Notícias