menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Decisões da Copa do Brasil serão 'reeditadas' nas oitavas deste ano

Dia 01/03/2016
04:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Acima de deixar a Copa do Brasil ainda mais emocionante, o sorteio das oitavas de final, realizado nesta terça-feira, "resgatou" duelos que já decidiram edições anteriores. Os confrontos entre Palmeiras e Cruzeiro, e Flamengo e Vasco, já foram sinônimo de título para seus respectivos vencedores.

Em 1996, Cruzeiro e Palmeiras estiveram frente a frente pela primeira vez em uma decisão. Os cruzeirenses de Levir Culpi apresentavam o promissor Dida, Palhinha, Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos, enquanto o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo trazia atletas do quilate de Rivaldo, Djalminha e Luizão.

Honrando um certo favoritismo, o Verdão chegou a abrir o placar no Mineirão, com Cláudio. Mas Marcelo Ramos, sempre oportunista, igualou o placar e garantiu o empate em 1 a 1.

Empurrado por sua torcida no Palestra Itália, o Palmeiras abriu o placar da decisão logo aos cinco minutos. Porém, Roberto Gaúcho buscou o empate ainda no primeiro tempo, e Marcelo Ramos decretou na etapa final o triunfo do Cruzeiro por 2 a 1 e a conquista do segundo título. A base daquela equipe se sagraria campeã da Copa Libertadores de 1997.

Dois anos depois, Palmeiras e Cruzeiro se reencontraram em uma final de Copa do Brasil. Mas a decisão apresentou o primeiro título do Verdão no torneio.

A Raposa, novamente sob o comando de Levir Culpi apresentava novos nomes, como Bentinho, Elivélton e Fabio Júnior, ao lado de um remanescente da Copa do Brasil de 1996, Marcelo Ramos. O Verdão, comandado por Luiz Felipe Scolari, trazia nomes como Arce, Zinho e a dupla de ataque Paulo Nunes e Oséas.

Novamente, a partida de ida aconteceu no Mineirão. E quem levou a melhor foi o Cruzeiro, com gol do promissor Fabio Júnior decretando o triunfo por 1 a 0.

A vantagem cruzeirense esvaiu-se logo aos 11 minutos da decisão no Palestra Itália, com Paulo Nunes. E, após um restante de partida eletrizante, o oportunismo de Oséas aos 44 do segundo tempo garantiu a primeira conquista do Palmeiras na competição. O alviverde de Luiz Felipe Scolari conseguiu no ano seguinte alcançar a Copa Libertadores.   


Um dos "confrontos caseiros" das oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, o duelo entre Flamengo e Vasco entrou para a história do torneio. Em 2006, o Clássico dos Milhões protagonizou a primeira decisão entre equipes do mesmo estado na competição.

O Rubro-Negro de Ney Franco trazia nomes como Léo Moura, Ronaldo Angelim, Obina, Renato Abreu, Luizão e os promissores Juan e Renato Augusto. Já o Cruz-Maltino comandado por Renato Gaúcho apresentava os veteranos Ramón e Edilson, ao lado de nomes como Andrade, o promissor Morais e o oportunista Valdiram.    

E quem gritou "é campeão" foi a torcida flamenguista. Com gols de Obina e Luizão no segundo tempo, o Rubro-Negro abriu 2 a 0 logo na partida de ida.

Os vascaínos tentaram reagir na segunda partida, mas a expulsão de Valdir Papel logo de cara foi uma ducha de água fria para a equipe. E, com um gol de Juan ainda na etapa inicial, os rubro-negros decretaram a vitória por 1 a 0, colocando a faixa de título.

  • Matéria
  • Mais Notícias