menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Cruzeiro conta com defesa reforçada pelo ataque

Dia 27/10/2015
22:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

No futebol, costuma-se dizer que a melhor defesa é o ataque. Essa máxima se encaixa perfeitamente no atual contexto do Cruzeiro, mas de uma maneira um pouco diferente. Na Raposa, os atacantes são peças fundamentais para o bom andamento da linha defensiva.

A marcação celeste começa desde o primeiro homem. Seja Thiago Ribeiro ou Wallyson, a ordem é apertar a saída de bola e dificultar o trabalho dos adversários, para facilitar a tarefa da defesa estrelada.

Diante do Vasco, na semana passada, a meta de Fábio esteve intacta graças a um bom trabalho de defesa da equipe celeste como um todo. Apesar da insistência da dos cariocas, poucas bolas levaram perigo de fato Cruzeiro.

Um dos que mais ajuda no combate aos adversários, Wallyson é frequentemente visto ocupando a faixa direita do campo, cobrindo e reforçando a lateral. Para ele, marcar é uma tarefa natural e muito necessária na atual conjuntura do futebol.

- Hoje todo mundo tem que marcar. Eu tenho que ajudar a marcar os volantes adversários, mas eu gosto de marcar, esse é meu estilo, roubar a bola e sair no contra-ataque – explicou o atacante, que planeja seguir no mesmo ritmo para o time continuar vencendo.

- Vamos trabalhar mais forte ainda e concentrar porque quarta-feira teremos outro jogo complicado e temos tudo para sair com um bom resultado – avisou.

Outro que muito ajuda na defesa, Montillo destacou a melhora gradativa da equipe. Para o armador, a parte defensiva foi o destaque do time diante do Vasco.

- O time melhorou, mas precisamos ganhar mais. O primeiro jogo com o Coritiba ainda não estávamos bem, ganhamos no final. No jogo com o Vasco melhoramos muito, principalmente a parte defensiva, onde não tomamos gol e, quando tivemos a oportunidade de fechar o jogo, fizemos – comentou o argentino.

Defesa vai bem, mas ataque está devendo

Se a defesa celeste tem agradado nas últimas partidas, principalmente com a participação ativa dos homens de frente, o ataque ainda precisa se acertar. Apesar da vitória elástica sobre o Vasco na rodada passada, quando o Cruzeiro fez três gols só no segundo tempo, a pontaria ainda precisa ser calibrada para voltar a ser como no início do ano: imperdoável.

Montillo tem 13 gols na temporada (Foto: Paulo Fonseca/EFE)

Prova disso é que no treinamento de domingo passado Joel Santana deu ênfase às conclusões ao gol, a fim de melhorar o aproveitamento de seus jogadores durante os jogos. Artilheiro do time na temporada – ao lado de Wallyson, com 13 gols –, Montillo concorda com o treinador. Para o argentino, é preciso caprichar ainda mais nas conclusões.

- Acho que temos que melhorar na parte de finalizações também. Contra o Vasco fizemos três gols, mas erramos muito. O Joel está procurando melhorar não só essa parte, mas em todas, taticamente também. O time está trabalhando bem – comentou o argentino.

No Brasileirão, a Raposa vem desperdiçando oportunidades que não costumava errar. O próprio Montillo, que já tem quatro gols e é vice-artilheiro do Brasileirão, demorou a acertar o pé, mas agora parece ter reencontrado o caminho das redes.

A defesa celeste em 2011

Mineiro

No campeonato estadual, o Cruzeiro teve um bom desempenho na defesa. Nos 15 jogos que disputou, sofreu apenas 12 gols, média de 0,8 gol por jogo.

Libertadores

Na Libertadores, o desempenho defensivo foi ainda melhor. Nos oito jogos que fez pelo torneio internacional, a Raposa sofreu quatro gols, numa boa média de um a cada dois jogos.

Brasileirão

No Campeonato Brasileiro, a média é um pouco pior, mas não deixa de ser boa. Em sete jogos, o Cruzeiro sofreu sete gols. No ano passado, foram 38 gols em 38 partidas.

  • Matéria
  • Mais Notícias