menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Crise e novo regulamento mudam a cara do Campeonato Inglês

TL - Torcida do Vasco protesta em São Januário - (Foto: Alexandre Araujo)
imagem cameraTL - Torcida do Vasco protesta em São Januário - (Foto: Alexandre Araujo)
Dia 27/10/2015
22:04

  • Matéria
  • Mais Notícias

Uma das competições de futebol mais fortes do mundo, o Campeonato Inglês agora é também um dos mais acirrados. Apenas oito pontos separam o quinto colocado Tottenham do líder Manchester United, evidenciando uma mudança no perfil do torneio, que costumava ser marcado pela supremacia explícita dos quatro grandes (United, Arsenal, Chelsea e Liverpool).

A própria presença do Tottenham na parte de cima da tabela (e do Liverpool na parte inferior) é um exemplo da "nova" Premier League, que, com inesperadas vitórias de times de pouca expressão sobre as grandes equipes, ficou menos previsível e mais competitiva.

No entanto, se o campeonato se tornou mais interessante e disputado, pode-se dizer que perdeu em qualidade. Desde 2002 o líder não tem uma pontuação tão baixa (45 pontos) após serem disputadas 23 rodadas.

A mudança na Premier League se deve a alguns fatores que vão desde a saída de craques (Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, por exemplo) à crise financeira internacional, que fez com que os grandes clubes, apesar de ricos, contratassem menos.

- O Campeonato Inglês certamente se tornou mais interessante recentemente, com times pequenos protagonizando algumas surpresas, mas acredito que isso se deve, principalmente, à crise financeira mundial. Além disso, os times estão gastando menos para se adaptar às regras do Fair Play Financeiro da Uefa. Chelsea e Manchester United contrataram pouco e não estão jogando tão bem - disse, ao LANCENET!, Jon Brodkin, vice-editor do jornal inglês "The Guardian".

- A Premier League está mais nivelada, com resultados mais interessantes, mas não acredito que haverá alguma surpresa. A disputa continua entre os quatro grandes e, agora, o Manchester City - completou Brodkin.

Uma alteração nas regras que só permite a inscrição de até 25 jogadores por time também prejudicou os clubes de maior poder aquisitivo, contribuindo para nivelar o campeonato de futebol mais rico do mundo.

- O campeonato está mais atrativo e menos previsível, mas perdeu um pouco em qualidade. A competição em si ficou mais disputada, mas temos menos goleadas e partidas espetaculares. A regra que só permite aos times inscreverem até 25 jogadores prejudicou as equipes mais ricas, que costumavam ter um elenco abundante. Agora eles estão mais ou menos no mesmo nível do que equipes médias, como Tottenham ou Sunderland - comentou Charlie Wyett, repórter do também inglês "The Sun".

  • Matéria
  • Mais Notícias