Confederação de ciclismo dá dois anos de gancho a seis atletas

- Matéria
- Mais Notícias
Julgamento realizado na noite da quinta-feira pela Comissão Antidoping da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) condenou a dois anos de suspensão seis atletas que testaram positivos em competições no ano passado.
Tiago Damasceno, Wagner Alves, Elton Silva, Flávio Reblin, Verenaldo Pereira e Rosane Kirsh só poderão voltar a competir em 2013, uma vez que a pena é retroativa à data da notificação. Todos foram avisados que haviam sido flagrados no controle ainda em 2011.
De acordo com o presidente da CBC, José Luis Vanconcellos, a pena é definitiva e os atletas não têm direito a entrar com nenhum tipo de recurso na esfera esportiva.
As equipes dos ciclistas não sofreram nenhum tipo de sanção. Isso só seria possível caso houvesse provas de que algum integrante do time auxiliou o atleta a se dopar.
– Fizemos tudo dentro do regulamento. Esta é uma pena exemplar. Queremos deixar claro que a coisa está séria. Se alguém quiser se dopar, que tire o cavalinho do chuva, pois terá problemas – disse o mandatário da CBC ao LANCE!.
Dos atletas punidos, apenas Rosane Kirsh pediu a contraprova antes de encarar o tribunal.
As punições de dois anos aplicadas pela Comissão Antidoping não é inédita. Em 19 casos anteriores a esses desde abril de 2008, apenas quatro atletas não receberam a punição máxima dada a competidores flagrados pela primeira vez.
Na próxima semana, mais um competidor conhecerá sua pena. Flagrado em um exame fora de competição, o paraciclista Lauro Chaman também será julgado. A audiência deveria ter sido realizada na noite de quinta-feira, mas não houve tempo suficiente.
Ciclistas suspensos por dois anos
Elton Silva
Foi flagrado com mefentermina em exame realizado em 23 de outubro, durante a Volta Ciclística Internacional de SP. Notificado em 29 de dezembro.
Tiago Damasceno
Foi flagrado com estanozolol em controle feito em 28 de julho, durante o Tour do Rio de Janeiro. Notificação ocorreu em 29 de dezembro.
Flávio Reblin
Também flagrado com estanozolol durante o Tour do Rio de Janeiro. Exame ocorreu em 28 de julho e a notificação, em 29 de dezembro.
Wagner Alves
Outro flagrado com estanozolol. Exame foi feito durante a Volta Ciclística Internacional de SP, em 20 de outubro. Notificação também ocorreu no dia 29 de dezembro.
Verenaldo Pereira
Foi flagrado com a substância eritropoietina (EPO) em coleta de urina feita durante o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, em 26 de junho. Atleta foi notificado do teste positivo em 18 de agosto.
Rosane Kirsh
Também foi flagrada com EPO durante o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, em 26 de junho. Notificada também em 18 de agosto, foi a única pedir a contraprova, que também deu resultado positivo.
- Matéria
- Mais Notícias















