menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Com melhores do mundo, marketing santista trabalhará

TL - Twitter Fred
imagem cameraTL - Twitter Fred
Dia 28/10/2015
05:15

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Santos não está pensando apenas em títulos para o ano que vem, aliás futebol nem é o único assunto em pauta. Junto com Neymar, Ganso e agora Elano, estarão na Vila em 2011 Marta e Falcão, os melhores do mundo no futebol feminino e no futsal. O marketing será um assuntos fortes no ano que vem.

O objetivo é de que em 2011 o Santos tenha o melhor time nestas duas modalidades e, consequentemente, consiga explorar bem os novos mercados, embora a diretoria admita que no futebol feminino, o investimento será à longo prazo.

– Queremos resgatar a marca que o Santos tem historicamente. Vivemos grande fase no futebol, no feminino também e surgiu a chance de investirmos no futsal. Temos patrocinadores para deixar esses times sem custos e vamos trabalhar para criar receitas – disse o diretor de marketing Armênio Neto.

Dorival: 'Neymar voltou a ser menino simples'


Entre os contratados, cada um terá papel fundamental a ser trabalhado pelo marketing (veja mais abaixo), além de fortalecer cada equipe.

O Santos já começou a reforçar seu caixa neste ano, em que fechou sem dívidas. A receita com patrocinadores praticamente triplicou, enquanto as finais e os jogos na Capital dobraram a renda de bilheteria. Mas o clube ainda quer mais.

– Em 2010, ganhamos a mesma coisa que nos dois anos anteriores. Temos uma estratégia para intensificar isso, tentar usar mais a Vila com eventos e shows e assim termos mais receita – falou Neto

Ajuda do rei

O clube conta com uma parceria de Pelé para voltar a levar ao mundo a imagem do Santos. A aposta é que o clube recupere repercussão internacional com o rei e os super times que o Santos prepara para 2011.


Com a palavra - Erich Beting, do Portal Máquina do Esporte

A lista nada modesta de astros da bola permite ao Santos sonhar com um ano maravilhoso. Ao investir em atletas consagrados e mantendo um time forte no futebol, o Peixe pode fazer o torcedor ter mais vontade de consumir o clube de todas as formas.

O maior interesse da mídia, além da expectativa da torcida por resultados são a combinação perfeita para que isso se reverta em dinheiro. Para isso, é preciso criar barulho em torno das novidades, ou será um grande potencial de arrecadação desperdiçado. Arrecadação que, com Pelé, pode chegar a cifras milionárias, desde que a base esteja sólida para o torcedor querer consumir o clube.


Bate-bola - Armênio Neto, diretor de marketing do Santos

LANCENET!: Foi consultado no acerto com Marta e Falcão?
Armênio Neto: Sim. Para montar esses times, precisamos nos organizar para que todos os gastos sejam cobertos pelos nossos patrocinadores.

LNET!: Por que investir no futsal após tanto tempo?
AN: Foi uma decisão estratégica. Recebemos propostas de times de outras cidades para usar o nome do Santos, mas entendemos que era bom ter a nossa própria equipe e fazer direito

LNET!: A Marta não saiu caro, depois do Mundialito ter sido cancelado?
AN: Não. Não ia ter um Mundial e sim um torneio internacional, que vai acontecer. O momento é só para investir no futebol feminino.


O papel de cada um para o marketing santista:

Neymar e Ganso: São os maiores responsáveis para o marketing do clube ter bons resultados. O bom futebol deles tornam a imagem do clube forte junto à torcida, que passam a ir mais aos jogos e a comprar produtos que tenham relação a eles, como bonecos e camisas.

Elano: Na reapresentação, Elano diz ter voltado para sua casa, de onde nunca deveria ter saído. O marketing quer que torcedores façam o mesmo que o meia. Assim, quer, a partir de sua imagem, trazer de volta ex-sócios e atrair novos para o clube.

Marta: Amistosos vão pagar o que foi gasto por ela. Ficará apenas dois meses e jogará um campeonato. Mas já há planos para ela voltar. O Santos tem a melhor estrutura no Brasil para o futebol feminino. Assim, valorizar a modalidade valorizaria seu time.

Falcão: Foi um investimento estratégico. O mercado do esporte é pouco explorado e tem um bom público consumidor. Clube estuda fazer uniformes diferentes de futsal e já conversa com marcas para lançar produtos originais. Material para se jogar nas quadras é mais barato.

Pelé: Com ele, Santos espera que o sucesso de seus times tenham repercussão internacional. Ideia é que o rei do futebol ajude o clube a ter visibilidade em outros países. Chegada de melhores do mundo, somada ao bom momento de Neymar e Ganso é a aposta.

  • Matéria
  • Mais Notícias