menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Colômbia tenta voltar a brilhar na América do Sul

Cerimônia de abertura da Copa América (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
imagem cameraCerimônia de abertura da Copa América (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
Dia 28/10/2015
05:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Colômbia estreia na Copa América neste sábado, às 15h30 (de Brasília), contra a equipe sub-23 da Costa Rica – convidada para substituir o Japão no torneio. Os orientais tiveram de abrir mão da disputa por conta dos problemas que o país enfrentou há poucos meses devido a um Tsunami. Os colombianos, que há algum tempo perderam espaço no cenário do futebol sul-americano (a última Copa do Mundo que o país disputou foi em 1998), tentam retomar o caminho das boas campanhas.

Campeã da Copa América em 2001, a seleção dirigida por Hernán Gomez tem como principal símbolo da nova geração o atacante Falcao García, que comandou o Porto nas campanhas vitoriosas do Campeonato Português e da Liga Europa. Com 38 gols na temporada, artilheiro da competição continental (17 gols), Falcao desperta esperança. Mas o comandante teme que o time dependa demais dele.

– Falcao é um jogador extraordinário mas não podemos depender dele. Se isso acontecer, vamos comprometer o nosso sucesso. Procurá-lo em campo sempre faz com que o time perca seu estilo de jogo Tenho medo que se tornem dependentes de Falcao – disse o treinador.

Francisco Maturana, ex-jogador, ex-técnico e auxiliar de Gomez, fez uma metáfora curiosa para definir o momento da equipe.

– Ainda não é um Picasso, mas tem todas as cores à mão. Gosto muito dessa seleção, tem uma energia muito boa. Acho que pode ser uma obra muito bonita – disse Maturana, divertindo os repórteres que acompanhavam a Colômbia.

continua após a publicidade

O atacante Rodallega, que atua no Wigan, reiterou o bom momento. Mas pede atenção ao rival.

– Costa Rica é um time difícil, tem bom controle de bola. É preciso paciência e calma – analisou.

  • Matéria
  • Mais Notícias