menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Cielo comete muitos erros na primeira prova do ano

Paulo Henrique Ganso - (Foto: Miguel Schincariol)
imagem cameraPaulo Henrique Ganso - (Foto: Miguel Schincariol)
Dia 28/10/2015
05:36

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em sua primeira prova na temporada 2011, Cesar Cielo até venceu os 100m livre na manhã deste sábado, no Multi Meeting, no Parque Aquático Julio Delamare, no Rio de Janeiro. Mas nada do que o nadador e seu técnico Alberto Silva haviam planejado foi realizado. O motivo? O atleta chegou cansado para a competição após uma semana de treinos pesados em São Paulo.

- Estava sentindo dores pois paguei o preço pela semana com uma carga de treino muito forte, em que acabei me empolgando. Não tinha a expectativa de fazer um tempo bom, mas esperava algo melhor do que fiz. O desafio era nadar bem, o que não aconteceu. Fiz uma saída bem fraquinha e uma virada ruim. Mas é começo de temporada, então acontecer isso é normal - disse Cielo, que fez muita musculação durante a semana.

Pelo planejamento do nadador e de seu técnico, a ideia era fazer um tempo na casa de 49s. Se chegasse em 48s, seria excelente, mas Alberto Silva sabia que essa marca era muito difícil para se obter num início de trabalho. Acabou que Cielo cravou 50s68, contra 50s85 do segundo colocado, o companheiro de Flamengo Nicholas Santos.

Além disso, o nadador errou alguns fundamentos, que precisarão ser melhorados na sequência de treinos. Segundo Alberto Silva, Cielo teve a saída prejudicada pelo cansaço do trabalho de perna e pelo fato de o bloco de partida não ser o ideal. Com isso, saiu atrás de Nicholas, algo que não é comum na vida do nadador. Depois, Cielo fez a virada longe da parede, o que dificultou o impulso para os 50 metros finais.

- Como o Cielo já estava um pouco cansado, os erros comprometeram um pouco mais a prova. Mas isso não vai mudar nada do que está planejado. A intenção dessas competições preparatórias é dar ritmo - afirmou o treinador.

Apesar do cansaço, Cielo comemora o fato de neste ano o treinamento na água ter aumentado. De acordo com ele, em 2010, no período em que esteve na Universidade de Auburn, nos EUA, com o australiano Brett Hawke, eram quatro, cinco horas por dia fora da água.

- Tem de ser o contrário. O trabalho fora da água tem de ser um complemento. Este ano, aumentamos o volume. Estou nadando oito mil metros por dia, sendo quatro pela manhã e quatro à tarde. Em Auburn, eram três mil por dia. Como meu corpo está mudando, estou ficando velho, então precisava treinar mais - disse Cielo.

De acordo com Alberto Silva, seu método de trabalho não mudou. Mas, segundo o treinador, seu método encaixava com o de Brett Hawke. Enquanto o brasileiro dava ênfase nos treinos na água, o australiano focava a força e a resistência.

- Acho que o que faltou ano passado foi o fato de o Brett não poder acompanhar o Cielo diariamente (o treinador tinha deixado de ser exclusivo do brasileiro para comandar toda a equipe de Auburn) - afirmou Alberto Silva, que sempre treinou Cielo nos períodos em que o nadador passava no Brasil.

Cielo também comemorou o fato de iniciar uma temporada competindo no Brasil, algo que não acontecia desde 2005. Ao longo do ano, o nadador terá competições importantes, principalmente o Mundial de Xangai (CHN), em julho:

- Tem um gostinho especial começar a temporada no Brasil. Estar perto de casa, dos amigos, saber que todos estão disponíveis, dá uma tranquilidade. Mas mês que vem já viajo para os EUA e disputo o Grand Prix de Michigan, onde já espero enfrentar alguns adversários fortes. O importante é chegar bem no Mundial. Esse é meu objetivo principal.

  • Matéria
  • Mais Notícias