menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Chega de freguesia! Abel Braga tenta encerrar jejum contra Luxemburgo

Dia 21/10/2015
17:29

  • Matéria
  • Mais Notícias

Campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes. O que mais poderia querer o técnico Abel Braga em seu currículo? Derrotar Vanderlei Luxemburgo, adversário nesta quarta-feira pela Copa Libertadores, em jogo no Engenhão.

Apesar das muitas conquistas na carreira, o comandante do Fluminense nunca derrotou o atual treinador do Grêmio. Foram 14 confrontos até hoje, desde 1997, todos pelo Brasileirão, e o retrospecto não é agradável: 11 derrotas e três empates. Na lista, jogos do quilate de Fla-Flu, Santos contra Internacional, entre outros clássicos. Houve um até na Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF).

As trajetórias de Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo como técnico começaram por volta da mesma época, no início da década de 80. O primeiro iniciou a carreira no Goytacaz Futebol Clube, de Campos (RJ), enquanto o outro armou sua primeira prancheta no não menos modesto Campo Grande Atlético Clube, da Zona Oeste carioca.

- O Abel é um cara mais paizão, que é mais parceiro dos jogadores. Como treinador, tática e tecnicamente sabe muito. Tanto quanto o Luxemburgo, mas tem um estilo mais psicólogo, não dá muita dura. O Luxemburgo eu trabalhei pouco, mas neste pouco tempo que eu acompanhei para mim é um dos que mais consegue ler o jogo. Tem uma leitura que eu nunca vi. É um cara que cobra muito - disse o zagueiro Fabiano Eller, que trabalhou com Abel no Inter e com Luxemburgo no Santos.

De lá para cá, muito mudou. Tanto no estilo como na sala de troféus de cada um. Luxemburgo foi pentacampeão brasileiro, comandou a Seleção em Copa América (1999) e Olimpíadas (2000, em Sidney), faturou títulos do Carioca, Paulista e Mineiro, e teve a oportunidade de treinar o Real Madrid (ESP) na época galáctica de Ronaldo e Zidane.

Abelão não fez por menos. Deixou sua marca no futebol português, celebrou em Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, pintou a América e a Terra de vermelho em 2006, pelo Internacional, fez seu pé de meia nos Emirados Árabes e, no retorno às Laranjeiras, conquistou a edição do ano passado do Brasileirão.

Mas o confronto desta quarta-feira promete ser ainda mais especial: será o primeiro embate entre os técnicos por uma competição internacional. Em se tratando de equipes do porte de Fluminense e Grêmio, em plena Libertadores, o vocábulo "favoritismo" não faz parte do dicionário.

– A dificuldade será a mesma do Fluminense enfrentar o Grêmio na Arena. É um jogo igual, sem qualquer tipo de favoritismo – comentou o treinador do Flu.

ABEL AGORA ESTÁ EM ALTA

Embora Vanderlei Luxemburgo tenha um número maior de títulos, nos últimos anos o badalado treinador viveu um período em baixa. Enquanto isso, Abel Braga deu um verdadeiro salto de crescimento. Assim, acabou havendo uma inversão de papéis entre os dois. Tanto que hoje Abelão está um passo à frente do rival.

Isso porque nos últimos anos o atual técnico do Grêmio venceu apenas títulos estaduais, com Santos, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. O comandante do Flu, por sua vez, teve conquistas apenas com Internacional e Fluminense, mas foram taças com um peso muito maior. Em 2006, ganhou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes com o Colorado. Ano passado, foi a vez de soltar o primeiro grito de campeão brasileiro com o Tricolor.

Por conta disso, os dois entram na Libertadores querendo mais do que nunca o título. O jogo desta quarta-feira será bom para ver quem é quem.

Todos os confrontos entre Abelão e Luxemburgo

Santos 1x1 Atlético-PR - Vila Belmiro - Campeonato Brasileiro 1997
Corinthians 4x2 Botafogo - Boca do Jacaré - Campeonato Brasileiro 2001
Cruzeiro 4x1 Atlético-PR - Independência - Campeonato Brasileiro 2002
Cruzeiro 3x0 Ponte Preta - Mineirão - Campeonato Brasileiro 2003
Ponte Preta 1x3 Cruzeiro - Moisés Lucarelli - Campeonato Brasileiro 2003
Santos 2x0 Flamengo - Vila Belmiro - Campeonato Brasileiro 2004
Santos 2x1 Internacional - Vila Belmiro - Campeonato Brasileiro 2006
Internacional 0x0 Santos - Beira-Rio - Campeonato Brasileiro 2006
Santos 2x1 Internacional - Vila Belmiro - Campeonato Brasileiro 2007
Palmeiras 2x1 Internacional - Palestra Itália - Campeonato Brasileiro 2008
Fluminense 0x1 Flamengo - Engenhão - Campeonato Brasileiro 2011
Flamengo 3x2 Fluminense - Engenhão - Campeonato Brasileiro 2011
Grêmio 1x0 Fluminense - Olímpico - Campeonato Brasileiro 2012
Fluminense 2x2 Grêmio - Engenhão - Campeonato Brasileiro 2012

  • Matéria
  • Mais Notícias