Caso expõe relação do escritório de advocacia de Del Nero com a Federação Paulista de Futebol
- Matéria
- Mais Notícias
Depois de ter documentos e computadores apreendidos por oficiais da Polícia Federal, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, fez questão de frisar que o seu depoimento dado durante a madrugada desta segunda-feira na Operação Durkheim, que investiga a violação de bancos de dados e também crimes contra o sistema financeiro, não tinha relação com o futebol ou com seu escritório de advocacia.
O escritório Marco Polo Del Nero e Vicente Cândido Advogados Associados presta serviços em várias áreas há mais de 40 anos: direito bancário e mercado de capitais, em particular societário e fusões e aquisições; tributário; penal; ambiental; consumidor; trabalhista; contencioso cível; internacional e imobiliário. São todas as áreas importantes do direito.
Porém, a carreira de advogado de Marco Polo tem sim se relacionado com o seu papel de cartola nos últimos anos. Além do sócio Vicente Cândido da Silva, atual vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, alguns dos advogados do escritório, que estão no site oficial, possuem ligação com a Federação: Paulo Sergio Feuz é diretor jurídico da FPF e membro do STJD, Angel Daniel Sato aparece como advogado da FPF e Mislaine Scarelli é procuradora do STJD.
A assessoria da entidade alega que Daniel Sato deixou o escritório, apesar de o nome permanecer no site, e que os outros não recebem qualquer remuneração da federação.
Marco Polo Del Nero é formado em Direito pela Universidade Mackenzie, em 1967, especializado na área de Direito Penal, e exerce a profissão até hoje, junto com a carreira de dirigente esportivo.
Ocupou no Palmeiras as funções de diretor jurídico, diretor de Futebol e secretário do Conselho de Orientação e Fiscalizador. Em 1985, passou a integrar o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol. Passou a presidir o TJD em 1988, até chegar ao cargo de vice-presidente da entidade. Assumiu o posto de mandatário em 2003. Também foi indicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o Chefe da Delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, e empossado como membro do Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em 2007.
Vicente Cândido da Silva, atual vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, é advogado tributário e principal sócio de Marco Polo Del Nero no escritório Marco Polo Del Nero e Vicente Cândido Advogados Associados. Formado pela FMU e pós-graduado em direito empresarial pela PUC-SP, também é empresário no setor de panificação e político.
Filiado ao PT, foi o primeiro presidente do partido em Campo Limpo. Eleito vereador em 1996, presidiu o partido na capital paulista em 1997 e, depois de reeleito vereador, chegou ao cargo de deputado estadual em 2002, sendo reeleito em 2006. Atualmente é deputado federal e foi relator da Lei Geral da Copa.
Ministro do Esporte comenta investigações sobre Del Nero
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias