Brasileiros disputam a Escape from Alcatraz
- Matéria
- Mais Notícias
Em 1962, Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin conseguiram a proeza de escapar da famosa prisão na ilha de Alcatraz, na Baía de São Francisco na Califórnia (EUA). Dezoito anos depois, triatletas do mundo inteiro passaram a encarar o desafio de fugir do presídio, transformado em ponto turístico após seu fechamento em 1963 por causa da fuga. Neste domingo, dez brasileiros estarão na 32ª edição da Escape from Alcatraz, considerada uma das provas mais desafiadoras e prestigiadas do mundo.
- Com certeza foi a fama da prova que me fez participar. Para mim ela está entre as cinco mais tradicionais do mundo - disse o paulista Valter Stoiani, que disputará a competição pela primeira vez.
Como o nome já sugere, a prova simula uma fuga da famosa prisão que abrigou alguns dos lendários criminosos dos EUA, como o mafioso Al Capone, retratado em filmes como "Os Intocáveis". Para "escapar" do local, os participantes precisam encarar 2,5km de natação na Baía de São Francisco, 30km de ciclismo e ainda 13km de corrida, passando por terrenos variados, ruas da cidade e sob a famosa ponte Golden Gate.
Entre os mil atletas, profissionais e amadores, de 43 países, outro brasileiro fará sua estreia na prova: o brasiliense Carlos Alberto Guimarães. Segundo ele, a Escape from Alcatraz é muito seletiva e uma das mais tradicionais do triatlo.
Prova pode ganhar versão brasileira
Em 2013, o Brasil ganhará a sua versão da Escape from Alcatraz. A prova será disputada no Rio de Janeiro. Mas, por enquanto, os organizadores guardam a sete chaves os detalhes da competição.
- Se houver uma prova como essa no Brasil será sucesso garantido. Provas que carregam um tema e um desafio diferente são muito atraentes para atletas que buscam sempre novas conquistas - afirmou Guimarães.
A prisão de Alcatraz:
Início:
Alcatraz é uma ilha localizada na Baía de São Francisco, na Califórnia (EUA). Utilizada como base militar entre 1850 e 1930, foi comprada pelo Departamento de Justiça dos EUA em outubro de 1933, virando uma prisão federal em janeiro de 1934.
Período de existência:
Durante os 29 anos como prisão, Alcartaz abrigou diversos prisioneiros famosos como o mafioso Al Capone. Neste período, nunca registrou oficialmente fugas bem sucedidas. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baia de São Francisco.
A fuga de Frank Morris:
Três fugitivos, Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas no dia 11 de Junho de 1962. Autoridades alegam que eles morreram, mas seus nomes seguem listados como desaparecidos. Em 1979, Clint Eastwood interpretou o papel do idealizador da fuga, Frank Morris, no filme "Fuga de Alcatraz".
Fechamento:
A prisão foi fechada no dia 21 de março de 1963, menos de um ano após a fuga de Morris e seus amigos. O governo alegou que o presídio foi fechado por causa do alto custo de manutenção e pelo fato de não garantir total segurança como em prisões mais modernas. Segundo os governantes, era mais fácil e barato construir um presídio novo do que melhorar as instalações de Alcatraz. Atualmente, a ilha é um dos pontos turísticos mais famosos de São Francisco.
Filmes e série:
Além de "Fuga de Alcatraz", a ilha também foi palco de um grande sucesso de público no cinema: "A Rocha". No filme, Sean Connery interpreta um espião inglês que havia escapado da famosa prisão. Ele é chamado para ajudar um grupo de agentes, entre eles o interpretado por Nicolas Cage, que irá se infiltrar na ilha a fim de salvar um grupo feito refém por militares renegados chefiados por um general interpretado por Ed Harris.
Na televisão, estreou em janeiro deste ano nos EUA a série "Alcatraz", do produtor J.J. Abrams, famoso por ter criado "Lost". A história mostra que a prisão não foi fechada pelos altos custos e sim pelo misterioso desaparecimento de todas as pessoas que estavam na ilha: prisioneiros, guardas e visitantes. A série acabou cancelada após sua primeira temporada por causa da baixa audiência.
- Matéria
- Mais Notícias