menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Brasil perde para a Jamaica e encerra participação na Copa América

Dia 01/03/2016
04:06

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Brasil fracassou na tentativa de avançar à segunda fase da Copa América. Em mais uma atuação nada convincente do elenco de Rubén Magnano, a Jamaica comemorou a vitória por 78 a 76 nesta terça-feira, em Caracas, e decretou a eliminação do time verde e amarelo, que encerra sua participação sem somar nenhuma vitória. Antes, os brasileiros haviam perdido para Porto Rico, Canadá e Uruguai.

Com o resultado, o elenco não conseguiu a classificação para o Campeonato Mundial da Espanha, no ano que vem, e agora depende de um convite da Federação Intenacional de Basquete (FIBA). A Seleção nunca ficou de fora da disputa.

O cestinha da partida foi Samardo Samuels, com 23 pontos para a seleção jamaicana. Pelo lado brasileiro, Marcelinho Huertas e João Paulo Batista anotaram 16.

O JOGO

O Brasil foi para o jogo sem poder contar com Arthur e Rafael Hettsheimeir, lesionados. No lugar do pivô, Magnano iniciou pela primeira vez nesta Copa América como João Paulo Batista no garrafão.

Com dificuldades para anotar no ataque e cometendo muitos erros (foram quatro perdas de bola no primeiro quarto), o Brasil sofreu contra o alto e atlético time jamaicano. Apenas neste período foram quatro trocas de liderança, com os jamaicanos terminando na frente (18-15), após Durand Scott acertar um arremesso de três pontos.

No início do segundo quarto, o Brasil anotou quatro pontos seguidos, com Raulzinho e Larry e passou à frente no marcador. A vantagem, porém, pouco durou. Quando chegou aos 24 pontos, o time nacional parou e permitiu que os jamaicanos virassem e fizessem 28 a 26.

Foi aí que o Brasil conseguiu anotar seis pontos seguidos e virar para 32 a 28 e construir sua maior vantagem na partida em um momento em que Raulzinho assumiu o protagonismo. O armador terminou o período com seis pontos.

Mas a equipe não conseguiu aproveitar o momento favorável e permitiu nova virada do adversário, que foi ao intervalo com vantagem de três 39 a 36.

Na volta do intervalo, o Brasil foi mais intenso na defesa e preciso no ataque, movendo mais a bola. Com isso, conseguiu rapidamente fazer seis pontos seguidos e abrir três de vantagem.

Mas a Seleção não conseguia desgarrar, e os jamaicanos mantinham o encontro bastante parelho. Quando tinha 49 a 46, o Brasil viveu seu melhor momento da partida e conseguiu uma corrida no marcador de 10 a 0, com destaque para Vitor Benite, que anotou sete destes pontos.

Ao ver o Brasil abrir 59 a 49, o técnico jamaicano parou a partida. Após a paralisação, os caribenhos marcaram quatro seguidos. Aí foi a vez de Magnano parar o jogo. Mas o terceiro quarto acabou mesmo em 59 a 53 em favor do time nacional.

Na última etapa, a disputa seguiu parelha. Depois de Samuels igualar o placar, Marcelinho Huertas recolocou o Brasil em vantagem, com 66 a 64. Mas, em seguida, o próprio Huertas desperdiçou um arremesso e Caio Torres cometeu falta boba, dando a chance para Scott colocar a Jamaica e vantagem nos lances livres já nos segundos finais.

Benite também errou, e o Brasil acabou derrotado por 76 a 78, amargando a eliminação da Copa América sem nenhuma vitória.

  • Matéria
  • Mais Notícias