Base do São Paulo busca afirmação contra o Corinthians

Além da importante vitória diante do Ceará, no último domingo, a diretoria do São Paulo comemora outro fato significativo que aconteceu em Fortaleza e era impensado anos atrás. Dos 19 atletas que viajaram, 13 foram formados nas categorias de base do clube.
O sonho do presidente Juvenal Juvêncio está se tornando realidade. Ele almeja, em 2014, trabalhar no profissional com 90% jogadores oriundos do CFA de Cotia, recanto dos jovens são-paulinos. Devido à ousada meta, só este ano oito atletas já subiram para integrar o elenco de Carpegiani. A temporada de 2010 também rendeu bons valores, como Lucas, Casemiro e Bruno Uvini (veja mais nomes na lista abaixo).
Durante a crise em que quase acabou demitido no mês passado, o principal motivo para a permanência de Carpa foi o trabalho com os jovens. Antes dele, Muricy Ramalho e Ricardo Gomes não utilizavam tantos atletas vindos de Cotia.
No entanto, ambos também tinham uma legião de contratados para escalar. Em 2010, a diretoria apostou em 15 reforços, a maioria não deu certo e, hoje, só Xandão e Rodrigo Souto são titulares. Nesta temporada, foram só seis contratações.
– A consolidação desses jovens foi uma grata surpresa e nos fez conseguir esse conforto, com cinco vitórias. Vivemos duas eliminações, mas agora já nos recuperamos. E a garotada foi importante para isso – analisou João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do clube.
Contra o Corinthians, o número de jovens pode ser semelhante ao que enfrentou o Ceará, mas um importante não estará. Lucas, que trocou a base do rival pela são-paulina alegando melhores condições de trabalho, está com a Seleção.
Domingo, a garotada quer provar que é capaz de segurar a ponta.
Confira um Bate-Bola com Marcos Tadeu Novais dos Santos, diretor das categorias de base
A base tem sido muito mais aproveitada agora do que nos últimos anos. O que fez isso mudar?
O mais importante é a relação entre a base e o profissional. O presidente já tinha essa visão e foi persistente. Quando ele levou o Baresi para o profissional, levou a reflexão de que era possível utilizar a base. Depois desse episódio, melhorou muito a integração.
Antigamente, o discurso da diretoria era que a base não se preocupava com títulos, mas sim em revelar jogadores. Isso continua?
Isso não mudou. O único objetivo é formar atletas. Obviamente que é consequência do trabalho ter títulos. Mas aqui ninguém vai bater um pênalti com medo de ir embora. Não é título que faz jogador, mas é evidente que, quando tem resultado, facilita olhar para a base. As conquistas são importantes, mas o objetivo principal é o de formar atletas.
Com essa base, acha que o clube pode virar auto-sustentável?
Acho que não. Eu entendo que não dá para prescindir do intercâmbio de experiências. Não dá para ter uma visão única.

Memphis e o 'Kiricocho': superstição ganha espaço na Libertadores
Há 16 minutos
Tênis
João Fonseca vai voltar a subir no ranking após a Copa Davis
Há 8 horas
Todos Esportes
Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030
Há 1 semana
Corinthians
Memphis Depay revela incômodo após derrota do Corinthians
Há 1 semana
Todos Esportes
Vídeo: Gabigol se desculpa com torcida do Santos após declarações sobre Flamengo e Cruzeiro
Há 2 semanas
Futebol Nacional
Relembre casos de jogadores acusados de relação com o tráfico de drogas
Há 2 semanasMais LANCE!

Comissão da FFU pede mudanças a investidor, que refuta recompra individual de direitos

Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo

Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU

Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país

Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras

Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento

Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil
