menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Balanço do ano do Flu é positivo; 2012 acabou com dois títulos e novos ídolos

Deco - Prêmio do Brasileirão (Foto: Reprodução/Facebook)
imagem cameraDeco - Prêmio do Brasileirão (Foto: Reprodução/Facebook)
Dia 28/10/2015
05:57

  • Matéria
  • Mais Notícias

Campeão brasileiro, carioca, melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores e muitos prêmios individuais. Sem dúvidas, a temporada 2012 do Fluminense foi quase perfeita.

continua após a publicidade

Nesta segunda, inclusive, isso ficou claro na premiação dos melhores jogadores do Brasileirão, em festa organizada pela CBF, em São Paulo. O atacante Fred recebeu o troféu de melhor jogador e melhor centroavante da competição. Além do camisa 9, Diego Cavalieri, Carlinhos e Jean também foram escolhidos os destaques em suas posições, e o técnico Abel Braga ganhou o prêmio de melhor treinador do Brasileiro.

O ano começou com muitas expectativas por conta da manutenção de boa parte do elenco que terminou 2011 na 3ª colocação. E as chegadas de Thiago Neves, Jean, Wágner, Bruno e Anderson encorparam o time, que logo conquistou a Taça Guanabara, contra o Vasco. Com a vaga na decisão do Estadual garantida, Abelão pôde focar seu elenco na Libertadores.

continua após a publicidade

E a opção se mostrou acertada, pois o Tricolor levou o título do Carioca, em cima do Botafogo, e foi o melhor time da fase de grupos do torneio continental. Mas isso não garantiu vida fácil no mata-mata.

Nas oitavas, encarou o Internacional e nas quartas o temido Boca Juniors, que achou um gol aos 45 do segundo tempo do jogo de volta e adiou o sonho do Flu de alcançar o topo das Américas.

continua após a publicidade

Logicamente, os tricolores ficaram chateados pela eliminação precoce. Mas a saída inesperada deu forças para o time focar no Brasileiro e garantir o título, com três rodadas de antecedência.

E os destaques da campanha foram premiados por meio de convocações para a Seleção. Cavalieri, Jean e Wellington Nem debutaram com a Amarelinha, Fred retornou mesmo após criticar Mano Menezes publicamente, e Thiago Neves e Carlinhos foram premiados pela regularidade durante o ano. Por tudo isso, o balanço do ano nas Laranjeiras é extremamente positivo.

2013 terá mais competições

Se ao longo do ano houve diversas reclamações por conta do excesso de jogos, é bom os jogadores se prepararem para a próxima temporada. Afinal, o Fluminense vai disputar um campeonato a mais, já que os times que jogam a Libertadores também vão participar da Copa do Brasil.

Em 2012, o Tricolor disputou três campeonatos: venceu o Carioca e o Brasileiro e foi eliminado nas quartas de final da Libertadores, pelo Boca Juniors. E para os que preferem uma visão otimista, além da Copa do Brasil, o time ainda poderá atuar em mais um torneio em 2013: o Mundial de Clubes. Por enquanto, é sonho.

Erros servirão de aprendizado

Apesar do balanço de 2012 ser mais do que positivo para o Fluminense, o ano não foi apenas de acertos. Mesmo com o planejamento da diretoria para contratar ainda antes da pré-temporada e manter boa parte da base do elenco, o início do ano foi marcado por altos e baixos e o Tricolor chegou a dar bobeiras no Carioca.

Exemplo disso é que a classificação para a semifinal da Taça Guanabara só aconteceu porque contou com a ajuda do Vasco na última rodada. Na semifinal e na final, porém, o bom grupo do Flu acabou fazendo a diferença. O time conseguiu faturar o primeiro turno e, posteriormente, o título carioca que não vinha há sete anos.

Na Libertadores, a equipe jogou melhor do que o Boca Juniors nas quartas de final, mas acabou eliminada. Por último, a campanha do Brasileiro foi quase impecável, mas ainda assim contou com uma derrota para o lanterna Atlético-GO em casa. Fica a lição para 2013.

Momentos do Flu no ano

Show na final da Guanabara - Fluminense e Vasco chegaram à final da Taça Guanabara – primeiro turno do Campeonato Carioca – em condições iguais. Porém, Deco e Fred deram um show em cima do rival e garantiram a vaga para a final do Estadual.

Título irretocável - Na final do Carioca, contra o Botafogo, o Flu sobrou. Ganhou o primeiro jogo por 4 a 1, com direito a bicicleta de Fred. Na segunda partida, 1 a 0 e quebra do jejum de sete anos.

Queda na Libertadores - O Fluminense fez a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, mas foi eliminado pelo Boca, nos últimos minutos das quartas de final. Fora do torneio, o Flu pôde focar no Campeonato Brasileiro.

Consagração no Brasileiro - Depois de conquistar o Carioca e ter feito boa campanha na Libertadores, o Fluminense coroou a temporada 2012 com o título do Brasileirão, com três rodadas de antecedência.

A opinião dos especialistas - O que o Flu ainda pode melhorar para realizar o sonho de vencer a Libertadores?

"O time tem uma base muito forte e está entre os melhores da América do Sul. A lateral direita é a posição mais carente do elenco"
Flávio Garcia, editor do Lance!

"O Fluminense precisa de um lateral-direito e ver se o Deco irá jogar de fato. Mas o necessário mesmo é realizar um bom planejamento"
Marcelo Damato, colunista do Lance!

"Precisa de um bom zagueiro no elenco, especialmente para a Libertadores, torneio em que é normal ter expulsões e contusões"
Mauro Graeff Júnior, editor do Lance!

"Acho que precisa de mais um reforço para cada setor. Vai ser importante também a experiência internacional adquirida nos últimos anos"
Roberto Assaf, colunista do Lance!

  • Matéria
  • Mais Notícias