Atual tricampeão, Brasília vence o Franca na estreia do NBB
- Matéria
- Mais Notícias
Soberano no Novo Basquete Brasil (NBB), o atual tricampeão Brasília começou com o pé direito a caminhada em busca do tetra. Jogando no ginásio Pedrocão, casa do Franca, a equipe comandada por José Carlos Vidal não se intimidou e conseguiu vencer por 76 a 62.
Lucas Mariano, pivô do Franca, foi o cestinha da partida com 23 pontos. Pelo Brasília, o maior pontuador foi Nezinho, com 15 pontos.
- Apesar da inexperiência de alguns jogadores de Franca, são jogadores de muita vontade, têm muita qualidade, muita garra. Gosto muito do Lula e espero que ele possa fazer um bom trabalho aqui em Franca - disse Alex, do Brasília, após o jogo.
O Brasília chegou à final das quatro edições já realizadas do NBB, e é o atual tricampeão. Caso conquiste a taça também este ano, a equipe candanga se iguala ao Monte Líbano, campeão nacional quatro vezes seguidas entre 1984 e 1987.
O jogo deste sábado marcou também a volta de Lula Ferreira ao trabalho de quadra no NBB. Técnico do Franca, nas duas últimas temporadas ele esteve na coordenação da Liga Nacional de Basquete (LNB). Na edição 2009/2010 da competição nacional, o treinador levou o Brasília ao título.
Na próxima rodada, o Brasília vai ao ginásio Homero Santos enfrentar o Uberlândia. O jogo só acontece no dia 10 de dezembro, às 20h. O Franca, por outro lado, volta à quadra já na próxima segunda-feira para encarar o Basquete Cearense, às 20h, mais uma vez no ginásio Pedrocão.
O JOGO
Passando por uma reformulação desde a saída de Hélio Rubens no final da última temporada, o Franca, mesmo jogando em seu ginásio, não conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Brasília, que abriu 13 a 4 logo no início do primeiro quarto, forçando Lula Ferreira a interromper o jogo. Após a parada, a equipe da casa voltou marcando pressão, nada capaz de atrapalhar o desempenho dos visitantes. Com arremessos precisos do perímetro, a equipe candanga massacrou os anfitriões no primeiro quarto: 23 a 7.
A segunda parcial começou mais pegada, o que obrigou o árbitro a parar muitas vezes o jogo. Melhor defensivamente, o Franca dificultou a vida do Brasília e deixou o jogo equilibrado, deixando a diferença no placar em 17 pontos (42 a 25). Inspirados nos arremessos do perímetro, os jogadores do Brasília continuaram convertendo as bolas de longa distância, mas o time da casa também subiu de produção neste quesito. Pela primeira vez na partida superior ao rival, o Franca conseguiu diminuir em quatro pontos a diferença e levou a decisão do resultado para os últimos 10 minutos.
No último quarto, o Brasília voltou a imprimir o ritmo forte do primeiro período, e não teve em nenhum momento sua vantagem ameaçada pelo Franca, que mesmo com a boa atuação de seu jovem pivô Lucas Mariano, de 19 anos, cestinha do jogo com 23 pontos, estreou mal no NBB.
- Tivemos dificuldade na nossa defesa. Deixamos com que eles arremessassem livres dos 3 pontos e puxassem contra-ataques fáceis. No primeiro tempo, a ansiedade nos atrapalhou um pouco - lamentou Lucas Mariano.
- Matéria
- Mais Notícias















