menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Há 25 anos do título paulista, Inter-SP sofre fora da elite

Luis Fabiano, do São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
imagem cameraLuis Fabiano, do São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Dia 28/10/2015
05:19

  • Matéria
  • Mais Notícias

Há quase um quarto de século, a Inter de Limeira conseguia um feito inédito até então para um clube do interior paulista: derrotava o Palmeiras no Morumbi e levantava o troféu de campeã do estado. Agora, a cinco meses de completar 25 anos da sua maior glória, o momento não é de festa. O clube não consegue sair da Terceira Divisão e reclama de falta de apoio da prefeitura de Limeira. Apesar disso, tenta se reerguer e completar 100 anos, em 2013, com os pés na elite de novo.

Fora da A1 desde 2000, a Inter quer recuperar a credibilidade e se tornar auto-sustentável. Para isso, aposta nas categorias de base, com peneiras para garimpar talentos (110 garotos participaram do último teste). O sub-20 deverá estrear no Paulista da categoria em breve. E para o sub-11 e o sub-13, a diretoria conseguiu até um patrocínio.

O Leão da Paulista diz sofrer com a falta de apoio da prefeitura. O Estádio Major José Levy Sobrinho, onde manda os jogos, pertence ao município e, segundo pessoas ligadas ao clube, que preferem não ser identificadas, a situação é precária. O local, que na época da fundação foi comparado ao Morumbi, precisa de reparos e pintura. O gramado não é o ideal. Por isso, vive sendo interditado. Em 2010, o clube recebeu um laudo do Ministério Público com as irregularidades. O estádio já foi fechado duas vezes.

No mesmo ano, Ailton Vicente de Oliveira, atual presidente, tomou posse. Desde o início, diz não ter recebido manutenção por parte da prefeitura. Segundo o LANCENET! apurou, o clube arca com despesas para a pintura da arquibancada e cuidados com a grama.

O diretor de patrimônio da cidade, Carlos Albertine, se defende. E nega que falte investimento.

– Terminamos uma manutenção recente, exigência da Polícia Militar e dos Bombeiros. Estamos finalizando a licitação para instalar os guarda corpos (que protegem os torcedores de quedas e acidentes) na arquibancada – disse.

Este ano, o Leão quase subiu para a Segundona: foi sexto e parou na primeira fase da Série A3, com a mesma pontuação do Flamengo, último dos quatro classificados.

Outros clubes sofrem em Limeira

O Limeirão não é a única praça esportiva que sofre com o descaso da prefeitura de Limeira. O Independente está com sua casa, o Estádio Agostinho Prada, interditada desde julho de 2010.

O diretor Carlos Albertine prometeu que o local deve ser liberado até maio:

– Vamos começar uma obra no local em 1 de maio, mais uma solicitada pelos Bombeiros. No máximo em 20 dias vai acabar a interdição e o estádio poderá ser utilizado normalmente.

O time de basquete Winner Limeira treina e joga no Ginásio Vô Lucato. Local que, segundo os funcionários do clube, precisa de muitos reparos. O time procurou a prefeitura para que fosse estudada uma maneira de aumentar a capacidade do ginásio.

– Não tem como aumentar. Tem 25 anos, é antigo. Está dentro dos padrões da federação – explicou Albertine.

O primeiro campeão paulista do interior

No próximo dia 3 de setembro, a Inter de Limeira vai comemorar 25 anos do seu maior título: campeão paulista de 1986. Depois de uma campanha convincente, que ficou marcada na história do clube, com 21 vitórias, 14 empates e sete derrotas, o clube chegou embalado na final contra o Palmeiras. E não decepcionou: 2 a 1 em pleno Morumbi lotado.

No dia do jogo, o Leão da Paulista tinha a seu favor milhões de torcedores. São-paulinos, corintianos e santistas esperavam pela derrota do time do Parque Antártica.

O time, comandado pelo ídolo santista Pepe, calou o Morumbi e chegou em Limeira durante a madrugada cercado por uma enorme multidão. Além do título, o atacante Kita foi o coroado como o artilheiro da competição, com 24 gols em 42 jogos. E o jogador também marcou na final, ao lado do companheiro Tato. Amarildo descontou para o Verdão.

Kita relembra como foi ser campeão e artilheiro na época:

– Foi importantíssimo, principalmente, por ser equipe pequena. Vencer um campeonato no qual poucos times são considerados grandes foi maravilhoso – disse Kita, em entrevista exclusiva ao LANCENET!.

Com a conquista, a Inter voltou para casa como o primeiro time do interior a vencer a Primeira Divisão do Campeonato Paulista. Título que até hoje serve de motivação para os jogadores e torcedores.

  • Matéria
  • Mais Notícias