ABC busca o equilíbrio entre ataque e defesa na Série B
- Matéria
- Mais Notícias
Passadas dez rodadas na Série B do Campeonato Brasileiro, o ABC ainda busca o equilíbrio entre gols marcados e sofridos. A equipe está entre os seis melhores ataques e só não balançou as redes no jogo contra o Sport. Na contramão, porém, sofreu gol em quase todas as partidas.
Se consegue ter a média superior a um gol assinalado por jogo – marcou 14 até a décima rodada – o rendimento defensivo não acompanha o bom desempenho. Em dez jogos, o goleiro Welligton teve que buscar a bola no fundo da rede pelo menos 11 vezes, média superior a um gol sofrido por jogo.
Nesta edição da Série B, o Alvinegro só não sofreu gols contra Goiás, na quarta rodada, e Náutico-PE, na sétima. Nas outras oito partidas, a defesa acabou vencida. No entanto, amparando pelo bom desempenho de seu ataque, conseguiu equilibrar os resultados em campo e sofreu apenas uma derrota na competição.
Apesar disso, o desequilíbrio entre ataque e defesa é claro, já que em pelo menos metade das partidas disputadas nesta Segundona, o ABC saiu na frente do placar e acabou cedeu o empate. No entanto, nas duas únicas partidas que o alvinegro saiu atrás no placar, não conseguiu vencer.
Os números contrariam o rendimento da defesa durante o Campeonato Estadual deste ano, quando em 22 jogos, o alvinegro teve sua defesa vencida pelo adversário 14 vezes em 10 partidas. Nas outras 12, o sistema defensivo abecedista levou a melhor e alcançou uma média de 0,63 gol por jogo. Número suficiente para levar o alvinegro da capital ao bicampeonato.
A partir da Copa do Brasil, os defensores alvinegros passaram a sofrer com o ataque adversário. Nas quatro partidas disputadas na competição nacional, em jogos de ida e volta contra Barras-PI e Vasco, a média de gols sofridos saltou para um por jogo.
- Aqui no ABC buscamos o equilíbrio. Existem equipes que priorizam o ataque e outras que priorizam a defesa. Nós aqui no ABC priorizamos o bom rendimento, queremos uma marcação forte, mas sem abdicar do ataque. Se fizer uma pequena observação, tanto a defesa, quanto o ataque do ABC costumam estar entre os melhores das competições que participamos nesses quase dois anos que estou aqui - afirmou o técnico Leandro Campos.
E a constatação do treinador tem fundamento. Na Série C do ano passado, o Elefante teve o melhor ataque e a quarta melhor defesa da Terceirona. Na última edição do Estadual, os Alvinegros fizeram "serviço completo" já que além do título, tiveram o melhor ataque da competição.
- Matéria
- Mais Notícias