Em 1993, Bota eliminava o Galo na Conmebol em semifinal eletrizante
- Matéria
- Mais Notícias
Botafogo e Atlético Mineiro se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Para esquentar o clima do jogo, o LANCENet! resolveu relembrar um confronto histórico entre as equipes num mata-mata. Há quase 20 anos, em dois jogos marcantes, o Alvinegro carioca eliminou o Galo na semifinal da Copa Conmebol de 1993, competição sul-americana que envolvia vários grandes clubes.
A semifinal foi muito disputada. O primeiro jogo, em Belo Horizonte (MG), terminou 3 a 1 para o Atlético, com gols de Valdir, Leandro Tavares e Reinaldo, para o Galo, e Sinval, descontando para o Botafogo. Com grande vantagem no placar, o time mineiro era apontado como favoritíssimo para conquistar a vaga na final. Porém, na segunda partida, num Caio Martins lotado, em Niterói (RJ), o Botafogo era outro. Apoiado pela sua fanática torcida e com quatro atacantes, o Alvinegro emplacou um 3 a 0, gols de Sinval, Rogério Pinheiro e Eliel. O jogo foi muito brigado, disputado com muita garra por ambas as equipes. No fim, torcedores e jogadores alvinegros foram à loucura. A vitória do Botafogo foi muito celebrada porque o time fazia uma campanha ruim no Campeonato Brasileiro daquele ano. O valor da classificação aumentou mais ainda já que o Atlético defendia o título da Conmebol.
Técnico do Botafogo na competição internacional, o tricampeão Mundial Carlos Alberto Torres lembra com detalhes da partida. Ele diz que foi obrigado a ousar na formação do time para chegar ao elástico placar.
- O esquema era o seguinte: calça de veludo e bunda de fora. Armei o time no 4-2-4 para conseguirmos a classificação em casa. O apoio da torcida foi fundamental. O Caio Martins estava lotado. Foi sensacional. Até hoje fico na dúvida se realmente conseguimos vencer por 3 a 0 - brincou o Capita, em entrevista ao LANCENet!
EMAIS:
> Goleiro Victor elogia Jefferson, mas espera se dar bem contra seu amigo
> Diante do Botafogo, Galo quer reviver espírito de mata-mata da Libertadores
> Aos 15 anos, Seedorf mostrava cabeleira na TV
Classificado para a final, o Botafogo enfrentou o Peñarol (Uruguai). O primeiro jogo, na casa do adversário, terminou empatado em 1 a 1. Já a partida de volta, no Maracanã, também terminou empatada, mas em 2 a 2. Nos pênaltis, o Botafogo superou os Carboneros por 3 a 1. Sinval, artilheiro da competição com oito gols, ainda desperdiçou a primeira cobrança, para desespero dos cerca de 45 mil botafoguenses presentes. Coube então ao goleiro William Bacana fechar o gol. Fim de jogo e festa no Maraca: Botafogo campeão da América.
Vale ressaltar que a Copa Conmebol disputada em 1993 reunia alguns dos melhores colocados nos campeonatos nacionais do ano anterior na América do Sul. Vice-campeão Brasileiro de 1992, o Botafogo não foi para a Libertadores, como aconteceria atualmente.
- Matéria
- Mais Notícias















