menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fernando Diniz tem aproveitamento melhor em 2020 do que no passado

Técnico do São Paulo vem sendo alvo de protestos da torcida desde a eliminação para o Mirassol, no Paulista; confira números do treinador desde que chegou ao clube

Diniz - São Paulo x Mirassol
imagem cameraFernando Diniz chegou ao São Paulo em setembro de 2019 e divide opiniões (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 21/08/2020
15:32
Atualizado em 22/08/2020
08:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Raí, diretor do São Paulo, manteve o tom e garantiu que o técnico Fernando Diniz continuará à frente da equipe na temporada. A fala do ex-jogador veio depois do empate do time contra o Bahia por 1 a 1, no Morumbi, na última quinta-feira, quando o Tricolor mais uma vez deixou a desejar dentro de campo.

- Garanto (o Diniz), o trabalho continua. Vamos dar todas as condições para o Diniz, a confiança nele é total. Foi ele que fez o time que estava produzindo antes da pandemia e é ele que tem todas as condições de fazer o time voltar àquela condição - disse o dirigente após o jogo contra o Bahia.

No entanto, os números mostram que o treinador está melhor neste ano do que no ano passado. Fernando Diniz chegou ao Tricolor paulista em 27 de setembro de 2019 e, em sua estreia, conseguiu empatar por 0 a 0 com o forte Flamengo, que, mais tarde, venceria o Brasileirão e também a Libertadores. Nos três jogos seguintes, conseguiu importantes resultados: vitória sobre o Fortaleza (2 a 1), empate contra o Bahia (0 a 0) e triunfo sobre o rival Corinthians (1 a 0).

No restante da temporada, Diniz somou mais cinco vitórias (Avaí, Atlético-MG, Chapecoense, Vasco e CSA), dois empates (Santos e Ceará) e cinco derrotas (Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, Athletico-PR e Grêmio). Com os resultados, o São Paulo ficou na sexta colocação do Campeonato Brasileiro e conquistou uma vaga para a Libertadores deste ano.

Em 2020, no Paulista, foi eliminado nas quartas de final pelo Mirassol, após perder por 3 a 2 em casa, porém, a campanha para se chegar até ali havia sido de seis vitórias (Água Santa, Ferroviária, Oeste, Ponte Preta, Santos e Guarani), três empates (Palmeiras, Grêmio Novorizontino e Corinthians) e quatro derrotas (Santo André, Botafogo-SP, Bragantino e Mirassol). Já no Brasileirão, são três partidas, com uma vitória (Fortaleza), um empate (Bahia) e uma derrota (Vasco), sem esquecer da Libertadores, com uma vitória sobre a LDU, de Quito.

Diante de todos os números aqui apresentados, temos um total de 33 jogos de Diniz no comando do São Paulo desde seu início, com 15 vitórias, oito empates e dez derrotas, com um aproveitamento de 53,53%. Para comparações, anteriormente, por exemplo, o treinador comandou duas equipes da Série A: Athletico-PR, quando alcançou apenas 25% de aproveitamento (duas vitórias, três empates e sete derrotas); e Fluminense, com 26,7% (três vitórias, três empates e nove derrotas) - esses números apenas consideram os compromissos do Campeonato Brasileiro.

No ano de 2019, pelo Tricolor, Diniz teve um aproveitamento de 52,08%, enquanto, em 2020, ele soma 58,3%, muito alavancado pelos resultados no Paulistão, ainda que com adversários considerados mais fracos e tendo sido eliminado no mata-mata. Talvez o torcedor não deixe de se manifestar, claro, mas esses números podem ancorar uma expectativa, boa, de se alcançar resultados positivos pela frente. A próxima chance de mostrar isso será neste domingo, às 19h, diante do Sport, na Ilha do Retiro.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias