menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Douglas Schwartzmann e Mara Casares se manifestam após polêmica no São Paulo

Envolvidos se manifestaram

966788f4-4774-4f65-9a21-7ba6b26a46b3_IMG_5740_08128 (1) 1
Izabella Giannola
São Paulo (SP)
Dia 15/12/2025
17:23
São Paulo escanteio
imagem cameraPolêmica agitou o começo da semana do São Paulo (Divulgação/São Paulo)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Douglas Schwartzmann e Mara Casares se manifestaram após polêmica envolvendo áudios acessados pelo "Globo Esporte" sobre um esquema de comercialização clandestina de camarote do Morumbis.

continua após a publicidade

No áudio, na qual a reportagem do "ge" teve acesso, o sistema de comercialização destes ingressos aconteceu em um show da cantora Shakira, em fevereiro. Na troca de mensagens, o diretor das categorias de base relata que Mara Casares teria recebido do superintendente Marcio Carlomagno o camarote e negociado ingressos para o show da Shakira, realizado em fevereiro deste ano. Carlomagno é considerado homem de confiança de Julio Casares e visto como principal representante do grupo governista para a eleição de 2026.

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

Após a publicação da reportagem da Globo, o São Paulo informou pela manhã que irá tomar as medidas cabíveis e que tanto Douglas quanto Mara pediram licença de seus cargos.

continua após a publicidade

- O São Paulo Futebol Clube informa que tomou conhecimento do conteúdo do áudio por meio da imprensa e que realizará a devida apuração dos fatos. Com base nessa análise, o Clube adotará as medidas que se mostrarem necessárias. Na manhã desta data, os conselheiros Douglas Schwartzmann e Mara Casares solicitaram licença de seus respectivos cargos na gestão - publicou o São Paulo.

Veja o posicionamento de Douglas

Diante das matérias divulgadas envolvendo meu nome, considero necessário prestar esclarecimentos pessoais, de forma serena e responsável, em respeito ao São Paulo Futebol Clube, aos torcedores e à opinião pública.

continua após a publicidade

Não tive, em nenhum momento, qualquer participação em venda, negociação ou comercialização de camarotes ou ingressos de eventos realizados no Estádio do Morumbi. Nunca exerci função ligada à gestão ou locação desses espaços e jamais recebi qualquer valor, benefício ou vantagem relacionada ao SPFC.

Fui procurado apenas após uma situação já existente, com o único objetivo de tentar ajudar a evitar que um problema entre particulares gerasse desgaste indevido ao São Paulo Futebol Clube. Minha atuação foi pontual, pessoal e sem qualquer caráter comercial, sempre com a intenção de preservar a instituição.

O desconforto ocorrido decorreu exclusivamente da forma como me manifestei em uma conversa privada, ao utilizar um exemplo da minha experiência como empresário, no sentido de que atividades envolvem riscos e resultados distintos ao longo do tempo. Essas falas não refletem a realidade dos fatos, tampouco significam, em hipótese alguma, que eu tivesse qualquer ganho ou envolvimento com camarotes ou eventos.

➡️ Áudio vazado aponta atuação de diretores do São Paulo em esquema ilegal de camarotes

Reforço que só tive contato com essa situação após todos os fatos já estarem consumados e que os próprios áudios, quando analisados em sua íntegra, deixam claro que não possuo qualquer envolvimento com o problema, afastando a existência de conduta irregular de minha parte.

Minha trajetória no São Paulo Futebol Clube sempre foi pautada pelo trabalho, pela responsabilidade e por resultados objetivos. Sob minha gestão, oito atletas foram promovidos ao elenco profissional, contribuindo de forma relevante para o equilíbrio financeiro do clube. Em menos de um ano, conquistamos a Copa do Brasil Sub-20, em 2024 e 2025 fomos campeões da Copa São Paulo e fomos vice-campeões do Campeonato Paulista Sub-20, vice-campeões da Copa do Brasil Sub-17 e vice-campeões do Campeonato Paulista Sub-17, com participação em diversas finais, reflexo de um trabalho coletivo, sério e comprometido. Sigo confiante de que, mantida a estabilidade, temos grandes chances de continuar colhendo frutos, inclusive na próxima edição da Copa São Paulo.

Por responsabilidade e respeito ao São Paulo Futebol Clube, optei por me afastar temporariamente das funções que exerço apenas para permitir que a apuração transcorra com tranquilidade. Tenho a consciência absolutamente tranquila e, se chamado, prestarei todos os esclarecimentos necessários, com total transparência, aguardando a luz da verdade.

Douglas Schwartzmann
Douglas Schwartzmann se manifestou sobre o assunto (Foto: Arquivo Lance)

Posicionamento da Mara Casares

A conversa teve como único objetivo resolver uma situação pontual entre terceiros, sempre pensando na proteção da instituição. Inclusive, foi solicitado que a ação fosse retirada justamente para preservar o SPFC.

Repudio de forma veemente qualquer afirmativa ou insinuação sobre a existência de "esquema de venda de ingressos". Essa narrativa não condiz com a realidade e será devidamente esclarecida e provada no momento oportuno.

Quero me manifestar sobre essa situação.

O áudio que circula foi tirado de contexto e traz uma conotação que não reflete a verdade dos fatos nem a minha intenção.

Em nenhum momento houve benefício pessoal. Não tive ganho próprio de nenhuma natureza. Minha consciência está absolutamente tranquila.

É importante esclarecer que a conversa trazida no áudio contém expressões inadequadas, reconheço isso. Essas falas, quando isoladas, não representam o real contexto da conversa, nem o propósito da ligação.

  • Matéria
  • Mais Notícias