Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Crescimento de Rafinha abre disputa na lateral-direita do São Paulo para final da Sul-Americana

Veterano sobe números individuais e acirra concorrência com Igor Vinícius para decisão

Rafinha (esq.) conversa com Luan e Léo durante goleada do São Paulo sobre o Avaí (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)
Escrito por

De todas as posições do São Paulo para a final da Copa Sul-Americana, uma em especial está com disputa aberta: a lateral-direita. A decisão será às 17h (de Brasília) deste sábado, contra o Independiente del Valle, do Equador, em Córdoba (Argentina), e o LANCE! transmite em tempo real.


+ Relembre os campeões da Copa Sul-Americana de 2012 pelo São Paulo e onde estão atualmente

Apesar do técnico Rogério Ceni não falar abertamente, o crescimento de produção de Rafinha nos últimos jogos do Tricolor o fizeram ser um concorrente forte à titularidade de Igor Vinícius no setor.

Aos 37 anos, o veterano, cujo contrato se encerra no final da temporada ea renovação já fora pedida por Ceni à diretoria, é o líder são-paulino no elenco em uma série de quesitos no Brasileirão: foi quem mais recuperou bolas na defesa (51), mais interceptou (24), é o líder de passes verticais (529), em passes certos (1.136) e tem uma eficiência de 61% nos duelos diretos com rivais.

Com 24 partidas até agora na principal competição, Rafinha só jogou menos que Igor Gomes (25) e Calleri (26). Na Sul-Americana, contudo,só atuou em três oportunidades. O veterano ainda não fez gols com a camisa tricolor.

Contratado com status de estrela no início da temporada, Rafinha perdeu espaço ao longo dos jogos, principalmente após Ceni adotar o esquema com três zagueiros. Igor Vinícius, com mais vocação ofensiva, preencheu o espaço da ala-direita e surpreendeu. Se tornou uma das principais peças do São Paulo no ano e, de contestado pela torcida, já renovou o seu contrato, que também acabaria no final do ano.

Rafinha, em baixa, viu o jovem Moreira, das categorias de base, ser escolhido para algumas partidas e chegou a ser improvisado de zagueiro em meados de julho e agosto. Parece ter retomado a confiança de Ceni na função, vide o esquema com uma linha de quatro defensores voltou a ser utilizado.

Durante o período sem aparições nos titulares, o camisa 13 foi elogiado pela comissão técnica por sua postura nos bastidores, pwermanecendo um dos líderes do grupo e principalmente apoiando os mais jovens, mesmo sem entrar em campo. Característica que motivou ainda mais o início das discussões pela renovação.

> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Confira todos os jogos da Copa Sul-Americana-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!