Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ainda como Marcelinho, Lucas estreou pelo São Paulo há dez anos

Atacante, hoje no Tottenham, estreou pela equipe profissional do Tricolor em empate com o Athlético-PR, na Arena da Baixaa, meses após ser o destaque da Copinha

Escrito por

A estreia de Lucas Moura como jogador de futebol profissional completa dez anos neste sábado. Foi em 8 de agosto de 2010, durante empate por 1 a 1 com o Athlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Brasileirão, que ele estreou pela equipe principal do São Paulo. Na época, ainda era chamado pelo apelido de Marcelinho e ficara conhecido pelo brilho na conquista da Copinha, em janeiro - ele pediu para ser chamado pelo nome de batismo ainda naquela temporada.

- É uma marca muito especial, importante para mim. Me lembro muito bem de tudo que vivi, desde os tempos de base a agora no profissional. Lembro também de tudo que conquistei, os amigos que fiz neste período. Sou um cara muito realizado, tanto profissionalmente quanto pessoalmente - disse Lucas, hoje no Tottenham (ING).

No Tricolor, Lucas foi o protagonista do título da Sul-Americana de 2012, o último do clube. O atacante deu uma assistência e fez um gol na final diante do Tigre (ARG), além de ter dividido o pódio com Rogério Ceni na hora de erguer a taça.

Depois daquele jogo, ele foi para o Paris Saint-Germain, onde atuou entre 2013 a 2017, virou xodó e colecionou títulos. Ao todo, foram 18.

Em 2017, o brasileiro transferiu-se para o Tottenham. E lá estava reservada, quem sabe, sua maior atuação na carreira. Pelas semifinais da Liga dos Campeões de 2018/2019, os Spurs perdiam de 2 a 0 para o Ajax, na Holanda, quando Lucas fez o incrível hat-trick e garantiu a classificação inédita para a final do principal torneio de clubes do Velho Continente.

Ao longo destes 10 anos de carreira, a Seleção Brasileira fez parte da vida de Lucas. Em 2012, ele esteve na conquista da prata nos Jogos Olímpicos em Londres. No ano seguinte, no Brasil, o atacante participou da campanha vitoriosa na Copa das Confederações. Além disso, tem dois títulos do Superclássico das Américas, marcando diante da Argentina em uma das edições.

Lucas ergue o último troféu do São Paulo - FOTO: Divulgação

- Nestes 10 anos vivi momentos fantásticos, só tenho de agradecer a Deus. Eu vivi momentos que sempre sonhei e outros que nunca imaginei que viveria. Espero continuar escrevendo lindas páginas nesta minha história, pois tenho muito pela frente ainda. Foram conquistas, algumas derrotas, mas o mais importante é que cada dia me sinto realizado fazendo aquilo que amo e sempre sonhei fazer - completou Lucas.

Confira os números da carreira de Lucas em 10 anos:

São Paulo: 128J/ 33G/ 25A
PSG: 229J/ 46G/ 50A/
Tottenham: 107J/ 23G/ 10A
Seleção Brasileira principal: 35J/ 4G/ 4A