Santos dá início à série na Vila com interino que tem mais de 30 vitórias

Serginho Chulapa tem 70 jogos no comando do Alvinegro e 33 triunfos. Ele estará à frente do banco de reservas contra o Flamengo, nesta quarta, no primeiro dos três jogos em casa

Aos 64 anos, Serginho Chulapa volta a ser usado pelo Santos como treinador interino da equipe
Ivan Storti/Santos FC

Escrito por

Enquanto não define seu novo técnico, o Santos terá no banco de reservas a presença de Serginho Chulapa. Membro da comissão técnica fixa do Alvinegro, o auxiliar será o treinador interino nesta quarta-feira, em jogo contra o Flamengo, às 21h45, na Vila Belmiro. E tentará fazer valer seus números para começar bem a sequência de três jogos do Peixe em casa - além do Flamengo, América-MG, no domingo, e Cruzeiro, na quarta, pela Copa do Brasil, serão os próximos adversários. 

Em resultados divididos em seis anos diferentes, Chulapa tem 70 jogos como comandante do Santos - a maioria deles como interino - e 33 vitórias, 20 empates e apenas 17 derrotas. Se em 1994 era, de fato, o técnico do clube, em 2001, 2005, 2007, 2009 e 2015 foi usado como interino.

Chulapa, desde que retornou ao clube, passou a ser usado como "bombeiro", acionado em momentos específicos para dar soluções rápidas, enquanto a solução definitiva não chega. Na carreira, porém, o treinador vitorioso como santista, coleciona polêmicas. 

Em 1994, Chulapa era auxiliar de Pepe, demitido após campanha ruim. O hoje interino assumiu a função de maneira definitiva e fazia bom trabalho. Em novembro daquele ano, porém, acabou demitido do cargo após agredir um repórter que o ironizou após a derrota para o Corinthians, no Pacaembu.

Em 2001, primeira vez a voltar a ser treinador do Peixe, assumiu como interino após a demissão de Geninho, para ficar até o fim do Campeonato Brasileiro daquele ano. A última vez que atuou como interino do Santos foi em junho de 2015, quando venceu Tite na Vila Belmiro, em partida diante do Corinthians.

Sequência dará o tom do futuro
A sequência que o Santos inicia nesta quarta-feira é crucial para seu futuro na temporada. Os dois primeiros jogos serão importantes para afastar o time da parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro - atualmente é o 15º colocado. Depois, contra o Cruzeiro, a partida é válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Sair na frente no jogo de ida pode fazer toda a diferença na busca pela classificação.  

No cenário ideal projetado pela diretoria, Chulapa será o treinador do Peixe apenas neste primeiro confronto, já que a ideia é oficializar o novo técnico a tempo do jogo contra o América-MG, marcado para domingo, às 19h. Assim, o novo comandante teria menos de uma semana para pensar a equipe para o jogo contra a Raposa.

Neste momento, Zé Ricardo é o mais cotado. Jair Ventura foi demitido do cargo na última segunda-feira, com um retrospecto de 39 jogos, 14 vitórias, 10 empates e 15 derrotas, pouco mais de 40% de aproveitamento. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter