Brasil apresenta judô para Rio-2016: 'Todas as vagas vieram no tatame'
Gestor da CBJ, Ney Wilson destaca avaliação criteriosa após Felipe Kitadai ganhar posto contra Erik Takabatake mesmo em pior situação no ranking. Presidente promete pódio

A Seleção Brasileira de judô que disputará os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, foi apresentada nesta quinta-feira, em evento no saguão do Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense. Em discurso, o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, fez questão de enfatizar o critério adotado pela entidade na convocação dos nomes.
Foi a primeira aparição dos atletas após o anúncio oficial do time, feito um dia antes pela CBJ nas redes sociais. Antes de qualquer pergunta dos jornalistas, Wilson entrou no assunto, já que a escolha por Felipe Kitadai (60kg), bronze em Londres (ING), em 2012, levou mais em conta o histórico do atleta
do que o ranking mundial (ele está em 14º).
Com isso, Erik Takabatake, em 13º, acabou preterido. No entanto, a diferença de pontos entre os judocas na classificação é pequena (1.252 contra 1.231).
– É importante destacar que todas as vagas brasileiras foram conquistadas em cima do tatame. Não fizemos nenhum convite. Houve uma integração entre o trabalho da equipe de base e a principal para que chegássemos à lista final que nós apresentamos agora – afirmou o dirigente.
Em Londres, o Brasil conquistou quatro medalhas no judô, sendo uma de ouro e três de bronze. Desta vez, o objetivo é superar a marca. Isso será alcançado tanto em um hipotético cenário em que o país fature somente um ouro e uma prata (o que seria um avanço em termos de qualidade) ou se a equipe terminar a competição com cinco bronzes (haveria aumento de quantidade).
– Nossa meta é sempre a evolução – resumiu Wilson.
O presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, assegurou aos jornalistas que a modalidade manterá em agosto a tradição de trazer medalhas ao Brasil. Ela é a que mais rendeu pódios para o país no megaevento até hoje. Foram 19.
- Posso afirmar: essa será a nona olimpíada consecutiva que o judô brasileiro subirá ao pódio – declarou Wanderley.
As sete convocadas do Brasil foram Sarah Menezes (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).
Já entre os homens, a lista tem Felipe Kitadai (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg).
A Seleção tem pela frente um período de treinamentos de campo no Brasil e na Europa. A equipe masculina se reunirá em Pindamonhangaba (SP), de 12 a 16 de junho, enquanto a feminina realizará um camping internacional em Perpignan (FRA), no período entre 10 e 18 de junho.

Mais Esportes
Férias de janeiro: celebre o legado dos Jogos de 2016 no Rio Museu Olímpico
Há 5 meses
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe retomará atividades no sábado, no Rio
Há 6 anos
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe disputa prêmio de melhor do mundo
Há 6 anos
Mais Esportes
Os planos para o campo olímpico de golfe do Rio para 2020
Há 6 anos
Mais Esportes
Ginasta brasileira brilha nos EUA e prepara futuras campeãs
Há 6 anos
Mais Esportes
Queda de investimentos põe o futuro do vôlei em xeque e leva CBV a agir
Há 7 anosMais LANCE!

Ryan Lochte é suspenso por 14 meses após infringir regras de doping

Rafaela Silva relata preconceito ao ser parada por policiais no Rio

Michael Phelps anuncia o nascimento de seu segundo filho

'Pensei em suicídio', revela Phelps, em conferência sobre saúde mental

Nas redes sociais, atletas postam fotos em clima natalino

FBI investiga compra de votos na escolha do Rio como sede olímpica

Após pressão, COB marca Assembleia para rever participação dos atletas

Comissão de Atletas pede ao COB revisão de votação do estatuto

Ouro na Rio 2016 vence MasterChef com receita em homenagem ao Brasil

Presidente do COB diz que entidade já mudou e pede: 'Vejam com outros olhos'

Emais de dirigentes do COB indicam troca de favores com o COI

Após Rio-2016, Arena Carioca 1 receberá 19 jogos do NBB

Wanderley altera estatuto do COB para não assumir Comitê Rio-2016






