Palmeiras: rodízio de times volta a ser arma de Felipão para buscar o título

Verdão reforçou ainda mais o elenco do atual campeão brasileiro e deu mais alternativas para o técnico repetir a fórmula de sucesso da temporada passada, alternando escalações

Alexandre Mattos já apresentou cinco reforços e também acertou com Ricardo Goulart
Agência Palmeiras/Divulgação

Escrito por

Mesma estratégia, mais opções. É assim que o Palmeiras se prepara para, como em 2018, brigar por tudo que disputar nesta temporada, a começar pelo Campeonato Paulista. Campeão brasileiro alternando escalações para ter chegado paralelamente às semifinais de Libertadores e Copa do Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari repetirá essa rotina em 2019.

O torcedor via um time no meio de semana e outro aos fins de semana, e é isso que ocorrerá novamente, mas com ainda mais alternativas. O Palmeiras não perdeu nenhum dos jogadores utilizados por Felipão no título brasileiro e, de quebra, trouxe seis reforços: o volante Matheus Fernandes, ex-Botafogo, os meias Zé Rafael, ex-Bahia, e Ricardo Goulart, ex-Guangzhou Evergrande, da China, e os atacantes Arthur Cabral, ex-Ceará, Carlos Eduardo, ex-Pyramids, do Egito, e Felipe Pires, ex-Hoffenheim, da Alemanha.

TIME-BASE

Felipão tem diversas opções no Palmeiras
Felipão tem diversas opções para escalar o Palmeiras (Divulgação)

A tendência é que o Palmeiras comece o Campeonato Paulista com: Weverton; Mayke, Luan, Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Felipe Pires, Dudu e Deyverson.

Ainda não é certa a inscrição de Ricardo Goulart, já que o meia-atacante se recupera de cirurgia no joelho direito e pode ter condições de jogar somente em março. Além disso, Carlos Eduardo, comprado do Pyramids, do Egito, por mais de R$ 23 milhões, pode ficar com a vaga de Felipe Pires.

ANÁLISE: Paulista definirá time principal

Palmeiras
Paulista será um vestibular para definir o principal time (Cesar Greco)

Em 2018, Scolari separou o Palmeiras em dois times, mas ficou claro que tinha uma confiança um pouco maior na base que utilizou na Libertadores e na Copa do Brasil, tanto que a usou com mais frequência depois que saiu dos torneios de mata-mata. O Campeonato Paulista pode servir como um vestibular para definir a formação preferida para esta temporada.

A estratégia não tem tanto a ver com a pública desavença do presidente do clube, Maurício Galiotte, com a Federação Paulista de Futebol depois da polêmica de possível intervenção externa na arbitragem na final vencida pelo arquirrival Corinthians, no Allianz Parque, no último Estadual. Mas é uma forma de agradar a todos os envolvidos, sem precisar escalar uma equipe fraca.

AGENDA DO PAULISTÃO

Palmeiras enfrentará o Grêmio Osasco Audax em jogo-treino nesta quarta-feira
Verdão terá clássico na quinta rodada do Paulistão (Divulgação)

20/1 - 1ª rodada
19h - Red Bull x Palmeiras - Moisés Lucarelli (Campinas)

23/1 - 2ª rodada
21h - Palmeiras x Botafogo-SP - Allianz Parque

27/1 - 3ª rodada
17h - São Caetano x Palmeiras - Anacleto Campanella (São Caetano do Sul)

30/1 - 4ª rodada
21h - Oeste x Palmeiras - Arena Barueri (Barueri)

2/2 - 5ª rodada
17h - Palmeiras x Corinthians - Allianz Parque
 

24/2 - 8ª rodada
19h - Palmeiras x Santos - Allianz Parque

16/3 ou 17/3 - 11ª rodada*
São Paulo x Palmeiras - Morumbi

*Ainda sem horário horário confirmado

TÍTULOS DE CAMPEONATO PAULISTA

Palmeiras 2008
Último título paulista do Verdão foi em 2008 (Ari Ferreira/Lancepress!)

Foram 22 taças de Paulistão conquistadas até hoje: : 1920, 1926 (invicto), 1927, 1932 (invicto), 1933, 1934, 1936, 1940, 1942, 1944, 1947, 1950, 1959 (supercampeão), 1963, 1966, 1972 (invicto), 1974, 1976, 1993, 1994, 1996, 2008.

REGULAMENTO

Felipão enumerou problemas para definir os 26 jogadores inscritos no Campeonato Paulista
Serão 12 jogos na primeira fase do Campeonato Paulista (Divulgação)

O Campeonato Paulista 2019 será disputado por 16 equipes e em quatro fases. Na primeira delas, os clubes participantes foram divididos em quatro grupos e jogarão em turno único apenas com adversários das outras chaves. Ao fim das 12 rodadas, os dois melhores de cada grupo avançarão para as quartas de final, respeitando os seguintes critérios de desempate: 1) maior número de vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) maior número de gols marcados; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. As duas equipes com pior campanha na primeira fase serão rebaixadas para a Série A-2 do Paulistão 2020.

Nas fases de quartas de final, semifinal e final, os jogos serão disputados no sistema mata-mata com partidas de ida e volta. Caso haja igualdade de pontos e também no saldo de gols nestes jogos, o vencedor será decidido após a cobrança de pênaltis. Sendo assim, não haverá o critério do gol marcado fora de casa.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter