Palmeiras teme ‘efeito Endrick’ no mercado de contratações para 2023

Verdão mantém cautela para buscar reforços e pondera fatores que exigem cuidados

Anderson Barros e Abel Ferreira - Palmeiras
Anderson Barros e Abel Ferreira encabeçam a busca por reforços (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

O Palmeiras segue sem movimentos de contratação para a temporada 2023. Dos quatro grandes de São Paulo, é o único clube que ainda não se mexeu para trazer reforços, deixando sua torcida impaciente. No entanto, os dirigentes ponderam uma série de fatores que exigem cautela no mercado, especialmente o "efeito Endrick", que pode dificultar ainda mais as buscas no mercado.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Apesar da diretoria alviverde não confirmar oficialmente, há negociações avançadas pela venda da joia para o futebol espanhol, mais precisamente ao Real Madrid, que promete pagar a multa de 60 milhões de euros (R$ 339 milhões), mais intermediários e os impostos da transação, que fecharia em 72 milhões de euros (R$ 407 milhões). Os valores não seriam pagos à vista pelos merengues.

Dessa forma, o Verdão teria uma quantia enorme para entrar em seus caixas nos próximos anos. Embora grande parte dos torcedores saiba que essa bolada não será destinada aos reforços, é inevitável projetar quem o clube poderia contratar com esse poderio financeiro nas mãos.

Acontece que o mercado de transferência pensa quase com essa cabeça de torcedor, ou seja, o Palmeiras entraria forte na janela para buscar jogadores. Sabendo disso, os preços automaticamente sobem quando o interessado veste verde e branco. É o que chamam de "inflacionar o mercado". O jogador que custa X, passa a custar 3X com salário que dobra ou triplica.

> Federação internacional atualiza ranking de melhores times do mundo; top 15 tem 3 brasileiros

A ideia é simples: "aquele clube tem dinheiro, vou aproveitar desse momento". Uma prática bastante comum e que faz parte desse universo. Mas, ao saber dessa possibilidade, o Verdão, que já tem sido um clube extremamente contido nas janelas recentes, passa a ficar ainda mais recluso, pois sabe que qualquer demonstração de interesse significará um aumento absurdo das cifras.

Palmeiras - Leila e Anderson Barros
Leila Pereira falou de poucos reforços para 2023 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Como o Palmeiras busca peças pontuais para fortalecer o elenco e repor a perda de Gustavo Scarpa, há o entendimento de que não será possível errar, principalmente com o mercado inflacionado. Os investimentos precisam ser feitos de forma certeira, sem deixar margem de dúvida. Por isso, na visão dos dirigentes alviverdes, a cautela segue sendo a principal aliada do clube.

O Verdão será o último dos grandes de São Paulo a se reapresentar para a pré-temporada. Os jogadores farão treinamentos remotos nestas duas últimas semanas de dezembro e irão para a Academia de Futebol somente no dia 2 de janeiro, quando devem ir diretamente para o campo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter