Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras faz carta à Itália: ‘Filho distante da América do Sul chora’

Publicação nas redes sociais do clube nesta quinta-feira dá força ao país de fundadores do antigo Palestra Itália, que já tem mais mortes por conta do coronavírus do que a China

Palmeiras reforçou suas raízes italianas divulgando carta de apoio ao país europeu (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

Segundo balanço das autoridades da Itália, divulgado pela agência Reuters, o país superou nesta quinta-feira o número de mortes da China, local dos primeiros casos, por conta do coronavírus. São mais de 3.400 que faleceram devido à doença. E o Palmeiras utilizou suas redes sociais para divulgar uma carta aberta à nação de seus fundadores - o clube recebeu o nome de Palestra Itália até 1942.

- Hoje, seu filho distante aqui da América do Sul sofre e chora ao ver sua pátria mãe colapsada, assim como o mundo todo. (...) O Palmeiras, eterno Palestra,  brada do fundo da sua alma: estamos com vocês irmãos italianos! - aponta trecho do documento, publicado no Twitter oficial do clube.

Confira abaixo a publicação e o texto na íntegra da carta do Palmeiras à Itália:

"CARTA AOS ITALIANOS

Querida Itália,

Mais de 100 anos se passaram da nossa despedida, quando a Guerra, a miséria, a fome e a pobreza mudaram nossos destinos no início do século XX. Com dor e saudades atravessamos o Atlântico para "Fazer a América".

Aqui plantamos a sua semente em todos os campos de atuação, substituindo a mão de obra escrava. Com suor, labor, fé e resiliência foram seus filhos imigrantes aqui em São Paulo que lideraram o combate da Grande Gripe em 1918 que devastou o mundo, semelhante aos nebulosos tempos que vivemos. Vencemos juntos essas e outras moléstias sociais e nos tornamos mais fortes em nossa jornada.

Passaram-se os anos, constituímos glórias sociais e desportivas como vocês também assim fizeram, quando uma Segunda Grande Guerra nos mergulhou novamente em caos, medo e destruições.

Tivemos forças, mais uma vez, para superar os momentos obscuros, nos reinventar e seguir em frente. Aliás, esse parece ser nosso destino: ressurgir sempre e mais fortes.

Quando joga o Palestra, joga a Bella e Legendária Itália. Com orgulho ostentávamos as suas cores em nossos símbolos. Era nossa premissa nos primeiros tempos de nossa existência. Hoje, pedimos licença aos nossos antepassados para reescrever essa ideia: quando ferem de algum modo a Itália, atingem também o Palestra e sua gente!

Hoje, seu filho distante aqui da América do Sul sofre e chora ao ver sua pátria mãe colapsada, assim como o mundo todo.

Entre tantas precauções nesse momento delicado da humanidade, é dever dos mais novos acolherem os parentes e amigos mais velhos e vulneráveis com altruísmo e fraternidade, como nossos pais e avôs.

O Palmeiras, eterno Palestra, procura seguir à risca essa recomendação, e brada do fundo da sua alma: estamos com vocês irmãos italianos! Siamo insieme fratelli italiani. FORZA.

Sociedade Esportiva Palmeiras (Palestra Italia)"