ANÁLISE: Palmeiras consegue ser ‘Palmeiras’ mesmo com atuação pouco inspirada

Verdão teve atuação abaixo diante do Guarani, mas conseguiu manter a invencibilidade no Paulistão

Abel Ferreira - Palmeiras x Ferroviária
Equipe de Abel Ferreira terminou a fase de grupos do Paulistão com a melhor campanha e sem derrotas. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

O Palmeiras que entrou em campo neste domingo (05) diante do Guarani não foi o que estamos acostumados a ver. Mesmo correndo o risco de perder o mando de campo nas quartas de final, o Verdão não fez uma boa partida, jogando muito abaixo especialmente no primeiro tempo. A equipe deu sorte pois o São Bernardo foi derrotado pelo Água Santa e, consequentemente, ficou atrás do Palmeiras na classificação do Grupo D do Campeonato Paulista.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Jogadores que geralmente mudam a cara do jogo como Rony e Gabriel Menino, praticamente não apareceram no primeiro tempo. O Guarani conseguiu criar chances e foi melhor na etapa inicial. O duelo entre Piquerez e Bruno José foi bem interessante, mas o lateral uruguaio ficou no bolso do jogador do Bugre. O Verdão inacreditavelmente finalizou apenas duas vezes na primeira etapa, estatística muito 'estranha' tratando-se de Palmeiras.

Calor e gramado seco foram algumas justificativas da atuação ruim do visitante, que parecia vir com tudo para buscar a vitória no segundo tempo, mas não foi o que aconteceu. Já no intervalo, Giovani, que começou bem o jogo mas depois teve muita dificuldade em sair da marcação do Guarani, deu lugar para Endrick, esperança palmeirense. Apesar da expectativa, o camisa 16 mal tocou na bola e ficou completamente apagado no jogo.

> Saiba como apostar no Campeonato Paulista

O Palmeiras controlou bem a segunda etapa e foi o único time que trouxe perigo ao adversário na etapa final, mas mesmo com a queda de rendimento do Bugre, o Verdão não conseguiu tirar o zero do placar. Raphael Veiga, justamente eleito o melhor da partida, perdeu um gol 'imperdível' que poderia ter dado os três pontos ao Alviverde, mas foi o jogador mais regular durante todo o jogo e não deve ser crucificado por causa desse lance isolado.

> Após empate com o Guarani, Abel destaca ambição de adversários em enfrentar o Palmeiras

​Rony estava irreconhecível. Recebeu poucas bolas e, quando teve a oportunidade de finalizar, pegou muito mal na bola. Dudu teve uma partida mediana, mas não criou jogadas individuais como de costume, o que poderia ter dado um brilho a mais na atuação geral do Palmeiras.

Porém, o que mais impressiona é que mesmo tendo uma atuação abaixo do padrão 'Palmeiras', a equipe de Abel Ferreira consegue manter equilíbrio suficiente para não perder jogos. Ao mesmo tempo em que o Alviverde parecia estar tendo uma noite ruim em Campinas, em praticamente nenhum momento dava para se imaginar que o Guarani iria derrotar o Verdão. Alguns pontos ainda podem ser melhorados, como disse o próprio treinador português, mas se quiserem derrotar o Palmeiras, os adversários terão que ser letais do início ao fim.

O que o Abel disse na coletiva após o jogo é uma grande verdade: as equipes têm cada vez mais ambição de jogar contra o Palmeiras. Hoje, é o time a ser batido, logo, é o time que todos vão esperar o melhor, sempre. Eventualmente, uma derrota irá acontecer e com certeza não será o fim do mundo. O jogo contra o Guarani, não só pelo resultado, foi um ponto fora da curva, foi uma atuação abaixo dentre tantas boas atuações, mas serve de alerta para mostrar que, mesmo que você esteja jogando no mais alto nível, as coisas podem não sair como o esperado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter