menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Mark Cuban critica participação de jogadores da NBA nas Olimpíadas

Estados Unidos conquistaram ouro olímpico em Paris 2024 com o novo "Dream Team"

dono mavericks trocou jogadores
imagem cameraMark Cuban em jogo do Dallas Mavericks pela NBA (Foto: Michael Gonzales / AFP)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porCláudio Rabha,
Dia 14/07/2025
15:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Mark Cuban, proprietário minoritário do Dallas Mavericks, criticou a participação de atletas da NBA nos Jogos Olímpicos. Ademais, ainda sugeriu que a seleção dos Estados Unidos convoque apenas jogadores com menos de 21 anos para competições olímpicas. Em entrevista à "Rádio SiriusXM", nesta segunda-feira (14), o empresário expressou preocupação com os riscos de lesões que o torneio pode causar aos jogadores.

continua após a publicidade

➡️ Dallas Mavericks ‘dispensa’ Cooper Flagg da NBA Summer League

— Odeio as Olimpíadas. Eu reclamava disso toda vez que os jogadores da NBA vão para os Jogos Olímpicos. Enquanto isso, a NBC está ganhando bilhões, certo? O COI está ganhando bilhões. Até a FIBA está ganhando muito. Além disso, esses caras vão jogar de graça e assumindo todo o risco de lesões. Até agora, não houve lesões sérias, mas se há um agente livre que se machuca, ele não vai conseguir jogar — afirmou Cuban.

As declarações do empresário ocorrem após uma temporada em que importantes jogadores da NBA que participaram das Olimpíadas de Paris em 2024 sofreram lesões. A seleção norte-americana conquistou a medalha de ouro sem perder atletas durante os Jogos, mas vários nomes enfrentaram problemas físicos ao longo da temporada regular.

continua após a publicidade

Jayson Tatum sofreu ruptura do tendão de Aquiles durante os playoffs. Tyrese Haliburton teve lesão idêntica no Jogo 7 das Finais. Joel Embiid enfrentou problemas no joelho durante toda a temporada 2024/25, o que limitou sua participação a apenas 19 partidas.

Como solução, Cuban propõe um modelo semelhante ao adotado no futebol para as competições olímpicas. Apesar disso, o empresário reconhece que existem obstáculos contratuais para implementar sua proposta.

continua após a publicidade

— Vocês sabem que no futebol, para as Olimpíadas, são 21 anos ou menos, 22 anos ou menos, seja lá o que for. E aí eles dominam a Copa do Mundo, que é um evento maior. Então, peço que façam a mesma coisa e deixem os atletas 21 anos ou menos jogarem as Olimpíadas. Depois, criem nossa própria Copa do Mundo, em vez do Jogo das Estrelas — explicou Mark, que completou:

— Há esse contrato com a FIBA. Mas, esse contrato vai expirar e a NBA não disse nada até agora. Os times apenas assinaram uma extensão com a federação. Então, quanto dinheiro está envolvido nisso, né? Poderíamos ser quase tão grandes quanto a Copa do Mundo de futebol, que é considerada maior que as Olimpíadas. Os jogadores ganhariam muito mais dinheiro com isso, mas Adam Silver (comissário da liga) não topou. Por isso, inclusive, vendi parte do Mavericks.

A NBA permite que seus jogadores representem suas seleções nacionais nas competições olímpicas, que acontecem a cada quatro anos. Ainda não há informações se a proposta de Cuban será considerada pela NBA ou pela FIBA, nem quando o atual contrato entre as entidades expirará.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Stephen Curry, Kevin Durant e LeBron James da NBA em Olimpíadas de Paris 2024
Stephen Curry, LeBron James e Kevin Durant posando com medalha de ouro em Paris 2024 (Foto: Damien MEYER / AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias